Infectologia realiza orientação sobre DSTs

25/11/2016

Durante a semana que antecede o Dia Mundial de Luta contra a Aids (01/12), funcionárias do Ambulatório de Infectologia de São Sebastião do Paraíso realizam diversas palestras nas escolas estaduais do município. Mais de 500 alunos, dos turnos matutino, vespertino e noturno, da E. E. Benedito Ferreira Calafiori e E. E. Paula Frassinetti (São Judas) foram orientados sobre as doenças infectocontagiosas e também as formas de prevenção.

As palestras fazem parte do cronograma de ações para comemorar o Dia Mundial de Combate a Aids, na próxima quinta, 1º de dezembro, e se torna essencial para atingir uma faixa da sociedade que está cada vez mais vulnerável à contaminação pelo vírus da Aids: os adolescentes.

Diante do cenário encontrado no município, enfermeiras e psicólogas do setor montaram palestras sobre as Doenças Sexualmente Transmissiveis (DSTs)  e comentaram as principais vias de transmissão: sexual, sanguinea e vertical (através do parto, de mãe para filho). Apesar de serem conhecidas inúmeras DSTs, elas citaram as mais comumentes encontradas no município, e também formas de transmissão, sinais e sintomas e o tratamento de algumas, entre elas: candidíase, gonorreia, tricomaniase, condiloma, HPV, sífilis e hepatites, entre outras.

Para a estudante do primeiro ano da Escola Benedito Ferreira Calafiori, Iasmyim Campos Trigo, de 16 anos, as palestras são muito importantes para todos. “Eu gosto muito. Lá no Paraisense eu já tinha visto e essa deve ser a terceira vez que vejo de novo. Essas informações são necessárias a todos, principalmente para quem tem vergonha de procurar o serviço”.

As palestras nas escolas iniciam o cronograma de ações sobre orientação do Dia Mundial de Luta contra a Aids , que conta com diversas atividades durante a semana:

Acompanhe:

Terça-feira, dia 29 de novembro
- Palestra na Copasa (SIPAT), às 10h
- Palestra no Centro de Referência da Assistência Social (Creas), às 7h

Quinta-feira, dia 1 de dezembro
- Pit Stop com apoio das Unidades de Saúde da Família (USFs), no semáforo do Chopani e da avenida Oliveira Rezende, Posto Samambaia (Avenida Monsenhor Mancini), Praça da Abadia, Rodoviária, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Ambulatório Municipal, USF Guardinha e Praça comendador José Honório (Matriz), das 9h às 11h.
- Tenda de orientação na Praça da Matriz, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Sexta-feira, dia 2 de dezembro
- Palestra e Testagem na Sadissul, às 7h.

De 29/11 a 2/12 será realizado testes rápidos no Ambulatório de Infectologia, em horário especial das 7h às 19h. Também no mesmo período haverá entrega de preservativose e material informativo nas academias da cidade. Mais informações pdem ser obtidas no Ambulatório Municipal de Infectologia, à Rua Placidino Brigagão, 1236 e pelo telefone: 3539-1055.

fotos: Denis Menezes