Feiras livres continuam tendo apoio da Prefeitura

24/11/2016

A  Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, confirmou que o município continuará apoiando o trabalho desenvolvido pelos produtores de hortifrutigranjeiros e pelas feiras livres que funcionam na cidade. Atualmente são sete pontos de atuação e feiras que se realizam por praticamente toda a semana e em horários diferenciados. Em reunião com representantes do setor, a secretária Yara de Lourdes Souza Borges confirmou que a administração dará continuidade ao Programa de Fomento a Horticultura (PFH).

Através de comunicado interno, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário confirmou a continuidade do trabalho em parceria com os feirantes. O setor de feiras livres na cidade foi regulamentado pelo Decreto Municipal nº 4.353, datado em 29 de maio de 2013. O documento fixa os dias, locais e horários de funcionamento das feiras livres em Paraíso. As feiras funcionam de terça-feira a domingo em horários alternativos e atendem a toda a cidade por estarem localizadas em diferentes regiões da cidade.

No início de novembro, durante realização de reunião com os feirantes e produtores de hortifrutis, a secretária Yara Borges, em companhia da equipe de trabalho do setor de Desenvolvimento Agropecuário, falou com os representantes dos trabalhadores das feiras. Na oportunidade foi ratificado a continuidade do apoio aos produtores de hortaliças e a manutenção do programa de produção e fornecimento de mudas. Somente em 2016 foram distribuídas mudas de diversas espécies de hortaliças. O prefeito Walker Américo Oliveira determinou que haja a continuidade do programa no próximo ano, confirmando o apoio aos produtores e feirantes do município.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário vem mantendo contatos com os produtores e acompanhando o trabalho desenvolvido pelos feirantes. Um dos trabalhos que está sendo realizado neste período é a reorganização da Feira da Vila Formosa. Considerada a maior e a mais tradicional feira livre da cidade, ela está em fase de reestruturação e poderá ganhar uma nova diretoria no próximo ano, ou existe, ainda, a possibilidade de que seus integrantes se associem à já formada Associação Feira da Estação. Caso esta hipótese seja confirmada, será criado um regimento interno para cada feira, para resguardar as peculiaridades de cada uma delas.

DESPACHO ADMINISTRATIVO

Nos termos do art. 1º do Decreto Municipal nº 4.353, de  29 de maio de 2013, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário faz saber que, após reunião com os feirantes de São Sebastião do Paraíso, ficam fixados os dias, locais e horários de funcionamento das feiras livre no município;
 •  3ª feira - Feira do Campão -  Praça de Esportes Monsenhor Mancini (Rua Professor Nixon) das 17h às 21h.
 •  4ª feira - Feira do Cristo Rei -  Praça do Cristo Rei - das 7h às 11h.
 •  5ª feira - Feira do Imigrantes -  Praça dos Imigrantes - das 7h às 11h.
 •  6ª feira - Feira São José -  Largo São José - das 7h às 11h.
 •  6ª feira - Feira noturna do Cristo Rei -  Praça do Cristo Rei - das 17h às 21h.
 •  sábado - Feira da Estação -  Praça da Estação - das 7h às 13h.
 •  domingo - Feira da Vila Formosa - Praça Bireno Marcolini (Rua Maria Abadia Amaral Malaguti) - das 7 h às 12h.

foto: arquivo Comunicação