Sedeagro mantém apoio a horticultura

24/11/2016

Sedeagro mantém apoio a horticultura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) realizou na tarde de quarta-feira, 23, uma reunião com funcionários que atuam na estufa de produção de mudas no Parque Municipal da Serrinha. Na oportunidade foi realizado um diagnóstico das atividades desenvolvidas no setor e também iniciado um trabalho voltado para o desenvolvimento de metas de produção para o próximo ano. "Estamos fazendo levantamentos para o conhecimento da realidade que vai nos ajudar a projetar as ações e a forma de trabalho que pretendemos desenvolver em 2017", anuncia a secretária interina Yara de Lourdes Souza Borges.

De acordo com a secretária, foi realizado um diagnóstico visando conhecer a situação, as demandas internas dos funcionários e projetar as futuras ações que serão desenvolvidas no próximo ano. "A intenção é otimizar as ações, reduzir custos, tornar o trabalho funcional e produtivo e para isso foram definidas as funções de cada servidor para que tenhamos um trabalho consciente, econômico que permita alcançarmos os resultados almejados", acrescenta Yara. Ela citou que o município um momento delicado em relação às finanças, mas enfatizou que a administração está encarando a situação com seriedade. "O que se busca atualmente são soluções e resultados positivos para as demandas e questões que se apresentam no dia a dia", descreve.

Ainda conforme a secretária, os funcionários do setor estão demonstrando disposição e boa vontade em colaborar com o trabalho. "Existe a disponibilidade em arregaçar as mangas. O servidor hoje está olhando a administração do prefeito Walker com confiança, esperança e responsabilidade, é isto que eu sinto", declara. Ela reafirmou que o Programa de Fomento à Horticultura (PFH) terá continuidade e que a proposta é a de preparar o setor para os novos tempos que estão chegando. "Vamos levantar todos os dados, para continuarmos obtendo os benefícios positivos desta produção", conclui.

O PFH foi lançado há dois anos no município com o objetivo de incentivar a produção municipal. Uma das metas do projeto era a implantação de uma estufa para o fornecimento de mudas e a criação de um Centro de Distribuição de hortaliças. Somente na primeira fase do programa foram entregues aos produtores locais mais de 350 mil mudas de olerículas. A produção local é destinada ao fornecimento da merenda escolar nas redes municipal e estadual, as feiras livres, além de supermercados de São Sebastião do Paraíso e região.

Associações — Também no final da tarde de quarta-feira, 23, o prefeito Walker Américo Oliveira e a secretária Yara Borges se reuniram com presidentes das dez Associações de Produtores Rurais de São sebastião do Paraíso. O objetivo do encontro foi o de pontuar sobre a realidade do setor e solicitar as demandas de cada órgão. Durante o evento foi solicitado que cada uma destas entidades realize o levantamento da situação em relação a composição das diretorias, documentação, funcionamento e condição das patrulhas agrícolas. Também foi sugerido que seja feito um relatório sobre as necessidades e projetos para que o município possa buscar recursos e viabilizar as ações pretendidas em parceria.

Walkinho falou sobre a situação em que assumiu a Prefeitura e do trabalho que vem desenvolvendo para colocar as finanças da administração em dia, através de um trabalho que terá resultados em médio e longo prazo. "O que podemos fazer de imediato, já estamos fazendo com o enxugamento da máquina pública, a economia dos gastos e uma nova dinâmica de trabalho", anunciou. O município já está atuando com máquinas na zona rural fazendo reparos nas principais vias utilizadas para o escoamento da produção e transporte de estudantes.

Os presidentes das associações rurais ficaram satisfeitos com o resultado do encontro com o prefeito, que anunciou que terá um olhar para o setor. De acordo com o chefe de Departamento, Marco Aurélio Alves de Paula, além de apresentar a realidade e transparência nas ações um dos fatores que mais agradou ao setor foi a disponibilidade do prefeito em ser companheiro estar junto com os produtores, “mesmo diante da realidade difícil em termos econômicos que o município está atravessando neste momento”, ressalta.

Ele acrescentou que durante a semana foram mantidos contatos preliminares junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a realização de cursos de qualificação, através da coordenadora Geralda Aparecida de Morais, e da gerente da Associação Comercial (Acissp), Érica Paschoini. Elas apresentaram a relação de cursos disponíveis para serem realizados na zona rural e o assunto deverá ter prosseguimento com uma nova reunião a ser agendada com o presidente da entidade, Ailton Rocha de Sillos, e também representantes da Sedeagro.

fotos: Denis Menezes