Concerto reúne alunos da rede municipal de ensino

22/11/2016

Aconteceu, na manhã desta terça-feira, 22, a 5º edição do projeto “Educação Musical In Concert”, encontro de alunos integrantes dos corais das escolas da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso. O evento contou com a participação de mais de 300 estudantes, professores e diretores que lotaram a praça da Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro Alcântara.

Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, secretária municipal de Educação, falou aos presentes da importância da educação musical na rede pública de ensino. Ela lembrou que a música é uma ferramenta ampla de conhecimento e de transformação, elemento incentivador para um processo educativo e formativo voltado para o desenvolvimento integral do indivíduo, enquanto ser e cidadão. “A música é alegria. Com ela trabalhamos harmonia e ritmo. Os educandos participam das aulas e do coral da escola. No fim do ano acontece o encontro de todos os corais, que já se tornou tradicional no nosso calendário escolar”, falou.

Para a coordenadora da Educação Musical da Secretária de Educação, Vanessa Takahashi, a música vem desempenhando um papel cada vez maior na educação. “Ela não é somente descontração, temos o objetivo pedagógico, finalizamos em forma de apresentação, mas visamos desenvolver através da musicalização, o senso crítico, a oralidade, a socialização, elementos importantes na formação das crianças como um ser integral”, comentou.

O repertório da apresentação contou com músicas populares e também o Hino Nacional Brasileiro, tocado na flauta e cantado pelo coral. “Quando vamos escolher as músicas que serão apresentadas, estudamos canções que tenham um conteúdo interessante e gostamos também de exaltar o patriotismo através dos hinos, porém, sem deixar de lado o que é atual. Partimos sempre da realidade das crianças e, através disso, vamos inserindo os conteúdos” enfatizou  Vanessa.

A aluna do 4º ano da Escola Municipal Ibrantina Amaral (bairro Verona), Ana Laura Barroso Trindade Machado, disse que é muito legal estudar música e cantar é uma alegria para ela. “Desde o segundo ano eu gosto de cantar e estar no coral. Eu tenho a ajuda da minha mãe em casa e também da tia Vanessa Takarashi, que incentiva a gente a participar na escola das atrações”, falou.

Carlos Mayke da Silveira, estudante da Escola Municipal professora Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto), comentou que ensaia em casa e ressaltou, ainda, que foi fácil aprender a tocar flauta. “Estudo em casa e também participo das aulas com alegria”, contou.

Este é o quinto ano que o concerto é realizado, ressaltou a professora de música, Renata Gomes, da Escola Municipal interventor Noraldino Lima (centro). Ela destacou o trabalho de anos de dedicação com os educandos. “É gratificante ver este resultado aqui hoje, porque começamos no primeiro ano e vamos caminhando com as turmas”. Renata disse, ainda, que a educação musical contribui para a formação da cidadania. “Os alunos aprendem a ter consciência; trabalhamos o português através das letras, o raciocínio com a ajuda da matemática, a socialização com a mensagem de que somos todos iguais; a música eleva o ser humano e nos ensina a sermos mais dóceis e tranquilos”, comentou.

fotos: Susana Souza