Literatura: Turma do Pererê chega em Paraíso

22/11/2016

As crianças das escolas municipais de São Sebastião do Paraíso receberam, na semana passada, livros do Projeto Nossa Via, realizado pela AB Concessões com o apoio do Ministério da Cultura (MinC). Os livros foram distribuídos, de forma gratuita, para crianças de 1º ao 5º ano e professores, em eventos interativos dentro das escolas, com o objetivo de apresentar as atividades lúdicas e educativas do material.

Vivida pela Turma do Pererê, que é considerada uma das obras primas do renomado autor Ziraldo, a história  aborda temas como o folclore brasileiro, com foco no meio ambiente, cultura, cidadania e trânsito. Ao todo, o projeto distribuirá 77 mil exemplares para alunos do Ensino Fundamental I de escolas da rede pública em diversos municípios no entorno das rodovias do grupo.

A secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, destacou que o livro trabalha os temas transversais de uma forma rica em conteúdo. ”É importante a transdisciplinaridade que envolve folclore, meio ambiente e o trânsito. Esses assuntos são importantes no cotidiano das escolas e, através do livro, as crianças vão aprender de forma prazerosa”, ressaltou.

Lucas Malina, representante da Lucca Comunicação, responsável pela distribuição dos livros, disse que o projeto visa incentivar a leitura e despertar o interesse das crianças para questões atuais. “ O livro traz questões de como lidar com o trânsito, ecologia e o meio ambiente”, falou. Ele destaca, ainda, que o projeto foi muito bem recebido pelas diretoras, professores e crianças de todas as escolas. ”O material gráfico foi desenvolvido especialmente para o projeto com textos e elaboração de uma história criativa e lúdica. As crianças se envolvem com o tema e a aprendizagem fica muito fascinante”, destacou.

Elisangela Marques Teixeira Rabelo, diretora da escola municipal Ibrantina Amaral (bairro Verona), acredita que é muito interessante participar dessas ações. Segundo ela, a escola sempre se envolve em concursos e incentiva os alunos a desenvolverem trabalhos e atividades. “Sou uma entusiasta em relação à participação em questões que levam as crianças a pensarem de forma mais ampla. Esse projeto engloba as questões do meio ambiente, do trânsito e da coleta seletiva”, ressaltou.

A diretora disse ainda que, a  escola forma a criança para a vida e as questões contidas no livro serão trabalhadas dentro do conteúdo já programado para o ano letivo. ”O livro será uma maneira de trabalhar as questões que já estavam na grade curricular, porém, com um recurso diferente de um jeito lúdico e ilustrado”, completou.

Carolina Piek, coordenadora de comunicação e ouvidoria da AB Concessões, acredita que o projeto terá uma ampla mobilização em prol da cidadania em cada escola em que o Nossa Via chegar. “Estamos todos com ótimas expectativas para o sucesso deste Projeto, que já nasceu grande, considerando o reconhecimento nacional do Ziraldo, que produziu este material com grande entusiasmo e dedicação”, afirma.

Sobre o Projeto  —  Vivida pela A Turma do Pererê, que é considerada uma das obras primas do renomado autor Ziraldo, a história do livro aborda o folclore brasileiro, com foco no meio ambiente, cultura, cidadania e trânsito. O evento nas escolas contou ainda com a caracterização de um personagem da Turma do Pererê, que interagiu de forma animada  com as crianças. Em São Sebastião do Paraíso, duas mil crianças receberam o livro em 12 escolas na cidade, zona rural e distrito de Guardinha.

foto: Susana Souza