Funcionários fazem curso de planejamento para 2017

22/11/2016

Cerca de 40 funcionários públicos municipais que atuam em todas as secretarias da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso participaram na sexta-feira (18) e sábado (19) – pela manhã e à tarde, na Associação Comercial, de um curso de planejamento de ações para os primeiros 90 dias do ano de 2017. O prefeito Walker Américo Oliveira (PTB) — que continuará no cargo no próximo mandato, e a vice-prefeita eleita, vereadora Dilma Aparecida de Oliveira (PV) também estiveram presentes.

O curso foi ministrado pelos consultores Marcos Tamai e Ricardo Zerbinato. O ex-prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin — que hoje atua também com consultorias, palestrou na abertura dos trabalhos, quando expôs sua experiência administrativa durante os oito anos em que esteve à frente da Prefeitura (2005 a 2012). Em suas palavras, Mauro disse que a realidade do município hoje é outra e os desafios a serem enfrentados são diferentes e até maiores. “Há dificuldade de recursos, 95% da população reside na zona urbana, é preciso pensar estratégias e formas de se colocar em ação todo o planejamento, monitorar isto e buscar resultados”, salientou.

O palestrante Marcos Tamai comparou a administração pública a um triângulo equilátero, onde a gestão busca a capacidade, os programas e a governabilidade. Os participantes participaram de algumas dinâmicas e trabalhos em grupo para delinear os pontos positivos e negativos da atual administação, as principais ações que serão desenvolvidas até o mês de março e, principalmente, formas de reduzir despesas e aumentar receitas para equilibrar as finanças públicas.

A secretária de Planejamento e Gestão, Denise Eliane Mavel Cândido Paschoini, expôs a todos a realidade financeira da Prefeitura. Na parte orçamentária, até o momento, o município arrecadou menos do que o esperado e um dos gargalos da atual gestão é com a folha de pagamento de servidores efetivos e os repasses ao Instituto municipal de Previdência (Inpar). Atualmente a Prefeitura complementa a folha do Instituto com repasses mensais em torno de R$ 400 mil. Com a folha de pagamento dos efetivos, a Prefeita gasta, por mês, cerca de R$ 6,5 milhões — comprometendo 53% do orçamento.

De restos a pagar de 2015 e anos anteriores, despesas não-empenhadas em 2016 e valores devidos junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Inpar), a Prefeitura tem uma dívida aproximada de R$ 70 milhões.

O prefeito Walker Oliveira ressaltou que sua administração vai trabalhar sob os pilares do respeito, da ética e da responsabilidade e explanou aos presentes o plano de governo para os próximos quatro anos, com os rumos que pretende mostrar à população. “O desafio é grande, os recursos precisam ser otimizados, mas temos uma equipe unida, coesa e determinada em trabalhar para colocar a casa em ordem, pois a população não quer saber dos problemas, mas dos resultados”, afirmou.

Entre algumas ações que foram propostas até o final deste ano e os primeiros três meses de gestão, está a busca de Parcerias Público-Privadas, revisão de compras de uso frequente, otimização de prédios escolares para cursos técnicos, parcelamento com fornecedores a longo prazo, busca de adesão a programas junto aos governos estadual e federal, reestruturação do transporte interno, centralizar a produção e distribuição de refeições aos funcionários, redução de horas extras e revisão de valores em contratos de locação. Em abril de 2017 a equipe de servidores deverá se reunir novamente para avaliar as metas propostas, o resultado do que se cumpriu, identificar as falhas no que não se atingiu e traçar novo planejamento até o final do ano.

fotos: Luiz Fernando Souza