Secretaria de Saúde alerta para ação de falsos agentes comunitários

21/11/2016

A Coordenação das Unidades de Saúde da Família, ligado à Secretaria de Municipal de Saúde, emitiu um alerta para a população de São Sebastião do Paraíso em relação a ação de falsos agentes que estariam atuando na cidade. Na quinta-feira, 17, foi registrado no bairro Cidade Nova um caso em que três moças se passaram por agentes comunitárias, adentraram e reviraram uma residência. De acordo com a coordenadora municipal das USFs, Fernanda Amorim Spósito Scarano, quem receber a visita da agente deve-se atentar ao crachá e, em caso de dúvida, telefonar para a unidade de referência para obter informações corretas.

Na ação das falsas agentes, três jovens estavam vestidas com camisetas da campanha Novembro Azul e abordaram um casal de idosos. Os moradores da casa fora ludibriados, sendo que, enquanto duas das farsantes conversavam com as vítimas, a terceira aproveitou-se para entrar na residência. Assim que percebeu a ausência de uma das jovens, o dono da casa adentrou o imóvel e deparou-se com a acusada que estava revirando os móveis e pertences dos moradores. Imediatamente ela foi colocada para fora e fugiu em um carro junto com as outras comparsas.

De acordo com Fernanda, as vítimas não fizeram Boletim de Ocorrência, mas o caso ainda estava sendo averiguado. "Pelo que constatamos não se trata de funcionários nossos e, sim, pessoas disfarçadas de agentes e má intencionadas", comenta. Mesmo que estivessem uniformizadas, a coordenadora cita que a visita é feita normalmente por apenas uma agente e ela não está de carro. "É importante que o morador peça a identificação de quem bate a sua porta para esta finalidade. Em caso de dúvida, ligue na Unidade de Saúde de referência ou até mesmo aqui na nossa coordenação pelo telefone 3539-7023 para os devidos esclarecimentos", observa.

Fernanda Amorim disse ainda que as agentes das Unidades de Saúde em cada bairro tem um horário de visitação. "Somente em casos extremos é que vai mais de uma pessoa, ou o atendimento acontece em horário diferenciado, exatamente para favorecer o morador que trabalha e não está em casa no horário convencional”. No crachá oficial tem a foto, a função e consta ainda o brasão do município. "Quem tiver dúvida pode nos acionar e em situação suspeita também deve acionar a polícia".