Prefeitura reativa Comitê de Combate à Dengue

21/11/2016

São Sebastião do Paraíso participou no sábado, 19, do "Dia D" de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A realização de uma Caminhada Militar foi mais uma iniciativa para chamar a atenção da população para atentar sobre a prevenção destas doenças. Na sexta-feira, 18, foram realizados alguns eventos seguido de um mutirão de limpeza, medida que marcou a reativação dos trabalhos do Comitê de Combate a Dengue no município.

O evento de abertura desta fase da campanha ocorreu na Praça comendador José Honório (Matriz). Agentes de saúde, integrantes do comitê, estudantes, professores e populares puderam acompanhar apresentações artísticas dos alunos das escolas municipais Roque Scarano e Ibrantina Amaral. Para o professor Arthur dos Santos Gomes, a participação dos alunos é muito importante, pelo fato deles serem multiplicadores das informações. "A infeliz longevidade que o nosso país vive em relação a estas questões, demonstra a necessidade urgente de que façamos eventos como este que visam a conscientização. Apresentamos uma paródia tendo base a música We are the World e montamos uma mensagem de conscientização". Ele citou ainda que o problema destas doenças não é apenas urbano. "Na nossa comunidade rural existem casos e precisamos também trabalhar esta questão e os alunos são essenciais para este trabalho", comenta.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Lucymeire Oliveira, enfatizou que o comitê municipal de combate a dengue tem um papel importante na comunidade. "O comitê foi reativado para que possamos reunir todos os segmentos da sociedade e, juntos, controlar a dengue no município", disse. Ela informou que a realização de 600 notificações e 300 casos positivos. “É um trabalho realizado o ano todo, mas que, agora nesta época do ano, recebe uma atenção maior”, acrescentou. Segundo ela, o principal objetivo da campanha é não ter pessoas que adoeçam e que venham a ter óbito no município.

Lucymeire destacou, ainda, que o comitê envolve membros da administração e da sociedade civil organizada. “Todos os segmentos sociais, desde a educação, polícia, Guarda Municipal e outros, são mobilizados”. O comitê é um órgão permanente que se reúne uma vez ao mês, onde surgem ideias, diretrizes, propostas de trabalho e ações que são desenvolvidas na cidade.

Para o coordenador de zoonoses, Gustavo João Bernardino, a população tem colaborado com a atuação dos agentes, franqueando o acesso das equipes de trabalho. Segundo ele, são cerca de 40 mil imóveis que são visitados no município e exige-se um trabalho sério e constante. "A responsabilidade das casas é de cada morador, a Prefeitura faz a parte dela: orienta e espera que as informações passadas sejam seguidas rigorosamente para o sucesso de todo o trabalho".  Ele enfatiza que a dedicação de 10 minutos ao dia é o suficiente para que os lares sejam vistoriados e que o material que contribui para a criação e proliferação do mosquito seja removido.

Ainda a respeito da campanha, o mutirão realizado na sexta-feira não possui relação com o calendário antes divulgado na cidade. "Estamos atuando hoje na região do Cidade Nova, um local onde encontramos alguns criadouros e que tem uma incidência de casos que merece a nossa atenção". Além deste bairro, o Morumbi e a Vila Conserva também receberam a visita dos agentes. Nos demais mutirões realizados na cidade foram recolhidos 39 caminhões de entulhos.

No sábado, dia 19, o comitê participou da Caminhada Militar, junto com as forças de segurança e outros órgãos que foram mobilizados. A concentração aconteceu em frente à Arena Olímpica com saída às 10h em direção ao centro da cidade. Na Praça Matriz houve uma tenda especial onde aconteceu uma demonstração do ciclo do mosquito e das medidas de orientação para combater a sua proliferação.