Prefeitura e Santa Casa reúnem-se em busca de soluções

21/11/2016

O prefeito Walker Américo Oliveira reuniu-se na quarta-feira, 16, com dirigentes do Hospital da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. Desde que assumiu a administração municipal no final do mês de setembro, este foi o segundo encontro entre as partes quando foi debatida sobre a situação financeira das duas entidades.

Além do prefeito Walkinho, também participaram da reunião a secretária municipal de Saúde, Adriana Rogeri Franco, o gerente de Saúde, Wandilson Bicego, além de dirigentes da instituição hospitalar. Durante o encontro o prefeito, mais uma vez, falou sobre a situação financeira em que encontrou o município e sobre as medidas que está tomando para sanear as constas da administração. Durante as conversações foi verificado que também por parte da Santa Casa existem folhas de pagamento dos médicos em aberto.

Walkinho salientou sobre a sua disposição em resolver a questão dos repasses para a Santa Casa, possibilitando que a realização de exames, diversos procedimentos e microcirurgias, entre vários tipos de atendimentos prestados pelo hospital, possam ser ofertadas à população através do município. A diretoria também se mostrou aberta para somar forças e, junto com a Prefeitura, trabalhar para a busca de alternativas e do pleito de recursos junto ao governo federal e estadual.

Há cinco meses, ainda na antiga gestão, a Prefeitura e a Santa Casa viveram o auge da crise institucional entre as partes. A direção do hospital reivindicava o pagamento de uma dívida superior a R$ 10 milhões. As contas do município chegaram a ser bloqueadas para forçar o repasse de verbas provenientes dos governo federal e estadual e direcionadas à quitação de serviços prestados. Por mais de uma vez, funcionários do hospital com salários atrasados, fizeram manifesto na porta da prefeitura.

Desde que assumiu a Prefeitura no dia 22 de setembro, em substituição ao gestor que renunciou ao cargo, o prefeito Walkinho tem destinados de forma imediata todos os recursos federais e estaduais vinculados ao atendimento específico do Hospital da Santa Casa e demais prestadores de serviço. “Determinei que o dinheiro, ao ser creditado na conta do Fundo Municipal de Saúde, seja repassado de imediato para a Santa Casa e outros prestadores de serviços, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Hospital Psiquiátrico Gedor Silveira, para que estas instituições possam continuar prestando os serviços relevantes aos moradores de nossa cidade”, frisou o prefeito Walker.