Dia 18 de novembro tem Sarau Brasil Negreiro em Paraíso

10/11/2016

Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) em São Sebastião do Paraíso, acontece na sexta-feira (18), a partir das 19h30 no Teatro Municipal Sebastião Furlan, o Sarau Brasil Negreiro. O evento é realizado pelos ativistas Nelson Vieira Gadi, Fabíola Fidelis e Adriano Rosa, e contará com apresentações artísticas, musicais, vídeo, palestra e debate.

De acordo com os organizadores, o evento tem o objetivo de discutir as questões relacionadas à cultura, educação, cidadania e contribuição do povo negro na formação da sociedade brasileira, incluindo em Paraíso. Sociologia, política, religião e gastronomia, entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas cultura negra e africanas. A discriminação, lutas e as conquistas da raça negra também estarão na pauta do evento.

Já confirmaram presença os cantores Angela & Arthur, o rapper Rafael Hoop, o Grupo Muzenza de Capoeira, o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec Alda Polastre) e a graduada em Ciências Sociais, Eloíse Iara David. Escolas públicas e particulares também estão sendo convidadas a participarem com apresentações. O Sarau tem o apoio da Prefeitura, através do Departamento Municipal de Cultura.

São Sebastião do Paraíso entrou na lista das cidades brasileiras onde o 20 de novembro é feriado, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (Lei Federal 12.519/2011) e ao Herói Nacional Zumbi dos Palmares – líder morto em 1695 por defender a libertação dos escravos. A data foi instituída para reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da sociedade brasileira. É dia também de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira. O projeto de lei municipal foi de autoria do vereador Sérgio Aparecido Gomes (PSD), sendo aprovado no final de 2015.