Feirantes da Vila Formosa vão formar associação

10/11/2016

Os feirantes e produtores de hortifrutigranjeiros que comercializam seus produtos na feira da Vila Formosa deverão marcar nova data para a reunião que irá definir a organização da diretoria e regimento interno. Embora seja uma das feiras mais antigas da cidade, ela possui pendências na parte burocrática e a intenção é se reorganizar. De acordo com Luiz Moreira, presidente da Associação Feira da Estação, que já abrange integrantes de outras feiras na cidade, o objetivo é integrar todos, para organizar os espaços e possibilitar novas oportunidades para os feirantes e produtores, destaca.

Luiz disse que será marcada nova reunião para tratar de vários assuntos. Entre os principais tópicos está a resolução das pendências em relação à parte burocrática da feira da Vila Formosa, principalmente a composição da diretoria e da documentação. Caso os feirantes resolvam se associar na Feira da Estação, será criado um regimento interno para cada feira, respeitando as características específicas de cada uma.

A reunião marcada para o dia 7 de novembro acabou não ocorrendo por falta de quorum mas, mesmo assim, aqueles que compareceram iniciaram as conversações sobre alguns temas. Ficou definido que outra reunião será marcada em nova data. "Vamos acertar alguns detalhes, renovaremos o convite aos feirantes e contaremos com a presença de todos. Tentaremos encontrar um local na cidade e em um horário que o pessoal possa participar, para que haja a maior representação possível", comentou. A reunião anterior foi realizada no Parque da Serrinha e também contou com a participação de integrantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

De acordo com Marco Aurélio Alves de Paula, a equipe da secretaria esteve presente na abertura da reunião e se disponibilizou em ajudar no que for preciso. "Depois nós deixamos o local para que eles ficassem à vontade para que debatessem as demandas, sem que houvesse a nossa interferência", disse. Em outro encontro na semana passada e no mesmo espaço, a secretária de Desenvolvimento Agropecuário, Yara de Lourdes Souza Borges, reafirmou que dará todo apoio aos produtores e feirantes, além de confirmar a continuidade do Programa de Fomento à Horticultura (PFH).

O presidente da Associação Feira da Estação confirmou que o objetivo das reuniões com os feirantes é o de colocar todas as pendências em pauta e tentar resolvê-las. "Temos muitos assuntos para serem debatidos como a questão da segurança, prestação de contas e ideias novas estão surgindo para ampliar o movimento, termos mais feirantes, criação de novos espaços e oferecer novas oportunidades ao setor", define. Segundo Luiz Moreira, somente na Vila Formosa a feira conta com cerca de 100 participantes somente ligados ao setor de hortifrutis e a tendência é que, com o fortalecimento da classe, este número volte a aumentar, pois, já teve cerca de 120 participantes.

Noturna  —  Em relação à Feira noturna que acontece todas as sextas-feiras a partir das 19 horas na Praça Cristo Rei, Luiz Moreira disse que já está havendo a regularização junto à Prefeitura. "A feira vem funcionando muito bem há alguns meses e surpreendeu a todos pelo movimento", confirma Luiz. Ele justifica que, por ser no final do dia, as pessoas já trabalharam e acabam fazendo do evento um local de lazer, um happy hour em praça pública. "As pessoas estão comparecendo para as compras, para fazer um lanche e está sendo muito bom", acrescenta.

Para o próximo ano, com o apoio já anunciado da secretaria e da Prefeitura, os produtores de hortifrutigranjeiros e feirantes estão confiantes no crescimento ainda maior do setor. "Sem o apoio da Prefeitura ficamos isolados, com ela ficamos fortalecidos. A expectativa é de que tenhamos todo apoio necessário para superar o momento de dificuldade pelo qual o município está passando, vamos superar e crescer cada vez mais, este é o nosso objetivo", finaliza o presidente da Associação Feira da Estação.

foto: Denis Menezes