Criada Comissão para organizar Congada 2016

08/11/2016

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, deu início à organização da festa da Congada 2016. Atendendo solicitação do prefeito Walker Américo Oliveira, o secretário de Esporte e Cultura, Tomás Salviano Martins, realizou reunião na manhã de terça-feira, 8, quando foi definida a criação da comissão organizadora. “Reunimos com o pessoal que já está acostumado com os trabalhos e eles ficarão responsáveis por toda a organização e faremos uma festa a altura da nossa tradição”, comentou Tomás.

Durante reunião foi definido que o vereador Jerônimo Aparecido da Silva (DEM), juntamente com Heraldo Bícego e Maurício Furin, o 'Peu', serão os responsáveis pela organização. “São pessoas que já estão acostumadas com este trabalho, tem bom trânsito junto aos capitães e dirigentes de todos os ternos de congo e moçambique, e já se dispuseram a fazer este trabalho conosco”, comenta Tomás. O secretário disse que este é o primeiro passo que está sendo realizado e que, a partir de agora, serão realizadas várias outras reuniões com os representantes dos ternos que irão participar dos desfiles e também será elaborado o regulamento de todas as apresentações, acrescenta.

Tomás enfatizou que a Procuradoria Jurídica da Prefeitura já iniciou a elaboração de um Projeto de Lei que deverá ser encaminhado para a apreciação da Câmara dos Vereadores. “Vamos trabalhar com o mesmo volume de recursos que foi empregado ano passado: R$ 200 mil, que será utilizado no repasse aos ternos e também dividido para a montagem da infraestrutura como som, iluminação e arquibancada, além de outros detalhes que fazem parte da festa”, acrescenta Tomás Martins.

Ainda segundo ele, nos próximos dias já deverá ser marcada a primeira reunião com os dirigentes e representantes dos ternos de congo e moçambique para a definição das datas e horários de apresentações — que acontecem, tradicionalmente, de 26 a 30 de dezembro. Também será debatido sobre a solenidade para o levantamento das bandeiras que poderá ocorrer no dia 4 ou 11 de dezembro na Praça da Matriz. “É o primeiro momento, estamos confiantes de que mais uma vez São Sebastião do Paraíso fará uma bela festa à altura das tradições da cidade, que também é conhecida como uma das melhores do ramo no Brasil”, conclui o secretário.

foto: Gustavo Cezarino