3º Mostreduca é realizado no Teatro Municipal

08/11/2016

As dependências do Teatro Municipal Sebastião Furlan ficaram lotadas na manhã de terça-feira, 8, para a realização da 3º Mostreduca (Mostra de Trabalhos Educacionais) dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, em São Sebastião do Paraíso. Durante o evento foi realizada a premiação aos alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Além da mostra de trabalhos manuais os estudantes fizeram apresentações musicais e de teatro.

As apresentações foram idealizadas pelas assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, através das educadoras Marília de Souza Neves e Ana Paula de Brito Pelúcio, com apoio da  coordenadora Ana Elizabete de Carvalho Pádua e por toda equipe de diretoras, supervisoras e professoras. O Mostreduca tem por objetivo expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores durante o ano letivo e também destaca as iniciativas interdisciplinares realizados com êxito, propiciando aos alunos o contato com as expressões artísticas de forma contextualizada.

Durante a abertura dos trabalhos, a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, agradeceu a presença de todos os alunos, professores e diretores  que participaram da mostra. "Estes trabalhos não foram feitos hoje. Eles aconteceram no decorrer do ano, com conteúdo multidisciplinar e, além destas apresentações, reúne exposição de um material muito interessante que vale a pena ser conferido", anunciou. Ela também parabenizou os alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e desejou a todos que continuem empenhados para que ocorram mais Mostraeduca nos próximos anos.

Na oportunidade, os organizadores reuniram alunos e professoras do Colégio Paula Frassinetti, da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori e da Escola Caixinha de Surpresa para a entrega de medalhas e certificados. A aluna Ana Júlia Martins Faustino foi uma das homenageadas e comentou de sua felicidade. "É um momento importante que representa o quanto foi valioso toda a dedicação ao trabalho que fizemos", comentou. Seu colega Marcelo Zanin Mello Duarte também destacou que o esforço valeu a pena. "Este certificado e esta medalha representam muito frente a os estudos que realizamos, participamos de uma olimpíada e me sinto vitorioso", acrescentou.

Ainda durante a Mostraeduca foram realizadas apresentações artísticas dos alunos da rede municipal, como a "Dança do Tempo" feita por estudantes da E. M. Ibrantina Amaral, que apresentou reflexão sobre avida e suas várias facetas. Em seguida, alunos da E.M. Roque Scarano apresentaram teatro com título "Será a Hora", com destaque para a educação e orientação sexual, parodiando o programa Altas Horas. Também houve espaço para a matemática que, de maneira criativa, desenvolvida pela professora Rosângela Gonçalves e seus alunos "compositores", resultou em um trabalho interessante.

Na sequencia, o trabalho com o título "Napoleão, por que é que esconde essa sua mão?" foi encenado por alunos da E. M. Napoleão Volpe, com a coordenação do professor Gustavo Ribeiro Sacoda. Antes do encerramento houve ainda a apresentação do 6º e 7º anos da E. M. Ibrantina Amaral com a peça intitulada "Dona Baratinha contra a dengue" e. por último, a E. M. Francisco Daniel, do distrito de Guardinha, quando os alunos encenaram uma peça de teatro mudo denominada  "O bem e o mal", finalizando as apresentações.

OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia)

Colégio Paula Frassineti
Responsável:
professora Ana paula Rodrigues de Souza Calafiori.
Alunos medalhistas: Lucas Ariel Lopes Pio, Ana Júlia Martins Fautino, Mariana Barbosa Tito, Lucas de Souza Marques, Marcelo Zanin Mello Duarte.

E.E. Benedito Ferreira Calafiori
professora Daiane Aguiar.
Alunos medalhistas: Pablo Nascimento Mandelo, Túlio da Silva Viiera, Luan Henrique do Nascimento, Kauê Oliveira Dicatti.

Escola Caixinha de Surpresa
Responsável:
professora Daniela Cristina J. De Morais de Souza.
Alunos medalhistas: Laura Rodrigues Barbosa, João Vitor Gomes Pereira, Felipe Figueiredo Maia, Julia Castanheira Soares, Rodrigo Campos Gneimer Lopes, Alyson Almeida de Paula, Ryan Gonçalves Justino, Felipe Martinez Caram e Bredon Rafael Pimenta Bento.

VEJA MAIS FOTOS deste evento em nossa página no Facebook.

fotos: Denis Menezes