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Ouvidoria Municipal


UPA implanta Protocolo de Manchester

27/10/2016

Desde segunda-feira, 31, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião do Paraíso passou a adotar um novo modelo de assistência aos pacientes que forem ao local. Trata-se do Protocolo de Manchester, que estabelece normas padronizadas sobre a triagem e visa atender em tempo adequado as pessoas. "Esta é uma das exigências do Estado, conforme determina as regras do próprio Ministério da Saúde para habilitar a UPA e nós já estamos treinados e preparados para a implantação de mais esta etapa aqui", explica a enfermeira Marina Barbosa Medeiros", coordenadora da unidade.

Minas Gerais foi o primeiro estado do País a adotar a Classificação de Risco no atendimento das urgências e emergências pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme estabelece o Protocolo de Manchester. A definição, por meio das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul, estabelece o tempo de atendimento máximo para cada situação. O protocolo estabelece normas padronizadas sobre a triagem ou classificação de risco, tornando-se uma ferramenta utilizada em todo o mundo para efetuar a construção dos fluxos de pacientes quando a necessidade clínica excede a oferta.

Ao precisar de atendimento médico, a pessoa recebe uma pulseira colorida após passar por uma triagem. No entanto, talvez nunca tenha se questionado sobre o significado dela. A classificação da urgência no atendimento dos pacientes através das cores é fruto do protocolo de Manchester, criado em 1994. De acordo com Marina Medeiros, o objetivo é assegurar a atenção médica de acordo com o tempo de resposta e com a necessidade do paciente.

A coordenadora da UPA informa que os funcionários do setor receberam treinamento e estão preparados para adotar o novo modelo de atendimento. "As pessoas serão informadas sobre este novo procedimento que é uma exigência do governo. Vamos colocar baners no interior da unidade informando como vai funcionar e contamos com a compreensão de todos", esclarece. Marina disse que, até então, os pacientes eram atendidos pela ordem de chegada e que, agora, este sistema vai mudar.

Segundo ela, a pessoa vai chegar, fará a ficha e será encaminhada para a triagem. "Será a partir deste momento que o paciente será submetido ao protocolo. Existe o software ALERT® que foi criado para esta finalidade e que será utilizado aqui na UPA", esclarece. Este atendimento inicial busca identificar sinais que permitam atribuir o grau de prioridade clínica no atendimento e o tempo máximo de espera recomendado. Aos doentes com patologias mais graves é atribuída a cor vermelha, que corresponde a atendimento imediato. Os casos muito urgentes recebem a cor laranja, para serem atendidos em dez minutos. Aos casos de gravidade média, é atribuída a cor amarela, com prazo máximo de atendimento em uma hora. Os pacientes que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade, podendo ser atendidos em um espaço de tempo maior.