Paraíso recebe Expresso da Vida com atendimento a 160 mulheres

27/10/2016

Cerca de 160 mulheres da zona rural de São Sebastião do Paraíso estão sendo atendidas nesta semana durante a visita do Expresso da Vida, um caminhão do Hospital Regional do Câncer (HRC) de Passos equipado para fazer exames preventivos de câncer de mama. O trabalho está sendo realizado através de uma parceria envolvendo a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, a Associação de Combate ao Câncer (ACCa) e a Libertas Faculdade Integradas. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa que está sendo desenvolvida na cidade com a realização de vários eventos.

A Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada nesta ação de prevenção ao câncer de mama. "Somente neste trabalho que está sendo realizado nesta semana, a Prefeitura está sendo responsável pelo transporte das mulheres que residem na zona rural aqui para a cidade onde estão sendo realizados os exames", comenta a enfermeira Valquíria Aparecida Calzavara Alves. Ela cita que todas as comunidades rurais do município serão atendidas com transporte gratuito de ida e volta. "Estamos recebendo hoje o pessoal dos Volpes, já tivemos as mulheres do Morro Vermelho, teremos de Termópolis, do distrito de Guardinha e demais comunidades até a próxima sexta-feira, 28", comenta.

Por dia são realizados 40 exames, sendo 20 a cada período e, até o final de semana, serão totalizados 160 atendimentos. "Elas chegam, são cadastradas, fazem o exame e, posteriormente, serão chamadas para receber o resultado do exame. Se for necessário será feito tratamento e todo o acompanhamento com apoio médico e toda assistência", conclui Valquíria.

Para a professora e supervisora de Estágio da Faculdade de Enfermagem, da Faculdade Libertas Integradas, Natassia Carmo Lopes Queiroz Ferreira, a participação da instituição está em ceder o espaço para receber o Expresso da Vida. "Estamos participando deste importante trabalho de prevenção, dentro da Campanha do Outubro Rosa, cedendo o espaço, fazendo a recepção e oferecendo o apoio às mulheres que chegam da zona rural", cita. Ela explica que foram criados dentro da instituições espaços como o Cantinho da Beleza, onde é oferecido corte de cabelo, penteados, além do coffe break, foi montada uma sala de exame e avaliação antes da mamografia e sala de orientação. "Temos estudantes participando deste projeto e eles são favorecidos pela experiência adquirida, o convívio social e realizando um aprendizado prático, além do conhecimento científico" descreve.

Vanderlina de Fátima Barros, moradora do bairro rural dos Volpes, diz que faz os exames de prevenção todos os anos. "Tive uma amiga que teve o câncer de mama e sei o quanto é importante realizar os exames de prevenção é por isso que estou aqui", explica. Já Cleunice Justino da Silva também veio fazer a mamografia que, para ela, já é uma atividade de rotina. "Todos os anos eu participo. Agradeço por tudo que estamos recebendo, um tratamento especial com cafezinho,  com toda atenção até chegar o momento do exame", relata.

A enfermeira Fabíola Aparecida dos Santos, ressalta que o trabalho acontece o ano, todo mas que agora durante o mês de outubro recebe uma ênfase maior. "A prevenção deve ocorrer a todo momento. A prevenção é necessária porque depois que a doença está instalada o tratamento é muito mais intenso e difícil. Apesar de atendermos o ano inteiro, o Outubro Rosa vem reforçar a importância da prevenção e a procura está muito boa dentro das nossas expectativas", informa.

Eventos — Além do trabalho em parceria para a vinda do caminhão do Expresso da Vida, a Prefeitura de Paraíso também está participando ativamente, através da Secretaria Municipal de Saúde, na realização de outros eventos. O município foi parceiro na realização da palestra ocorrida no dia 20, no Teatro Municipal, com a presença do médico Paulo César Felipe Franco, oncologista e coordenador do HRC. O prefeito Walker Américo Oliveira, estava presente no evento e se solidarizou com todos os organizadores do movimento.

Já na sexta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde, organizou a tradicional caminhada "Outubro Rosa".  De acordo com a secretária Adriana Rogeri, as atividades estão ocorrendo de acordo com o planejado. “Estamos ofertando através da Prefeitura todo o respaldo necessário para que estes eventos aconteçam com sucesso e vamos continuar apoiando todas as ações que se fizerem necessário", finalizou.

fotos: Gustavo Cezarino