Paraíso receberá médicos residentes através de convênio com a UFMG

26/10/2016

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso deverá celebrar nos próximos dias um convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para receber seis médicos residentes. O acordo começou a ser realizado nesta semana durante a visita do prefeito Walker Américo Oliveira (PTB) a Belo Horizonte. "Este é mais um resultado do trabalho em parceria com o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), que nos recebeu em seu gabinete, e têm nos ajudado bastante neste período em que assumimos a prefeitura. Considerando as dificuldades financeiras que estamos enfrentando será uma medida que beneficiará o nosso sistema municipal de saúde", avalia.

Conforme o prefeito, pelo que foi conversado com a UFMG, o município deverá ser contemplado com pelo menos seis médicos residentes. "Estes profissionais vão atuar na nossa rede municipal de saúde, seja nas Unidades da Família ou mesmo na Unidade de Pronto Atendimento - UPA", descreve. Ele ressalta que este trabalho será acompanhado por um médico já em atividade atendendo ao que determina a legislação. "O objetivo é melhorarmos o atendimento e a prestação de serviços à população oferecendo um serviço humanizado e de qualidade para a nossa população", esclarece Walkinho.

A residência médica é uma modalidade do ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de dedicação exclusiva, funcionando em Instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

O serviço de residência em medicina constitui modalidade do ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Ela é caracterizada por treinamento em serviço, em regime de dedicação exclusiva, funcionando em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.