Prefeito reúne-se com secretários e traça prioridades

21/10/2016

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira (PTB), realizou na manhã de quinta-feira (20), a primeira reunião de trabalho com os novos secretários de sua administração e, durante o encontro, explicou a todos como será a linha do governo diante de todos os problemas que precisam ser solucionados. “Uma secretaria precisa da outra, por isso, é importante que haja comunicação e interação, onde vamos atuar com eficácia, respeito, ética, transparência e responsabilidade”, afirmou.

Tratando a Prefeitura como uma grande empresa, o prefeito determinou que todas as secretarias atuem de acordo com o Orçamento, de forma enxuta para que haja economia. “As dificuldades são muitas, mas nossa vontade de acertar é maior; vamos agir com firmeza, clareza e planejamento de todas as ações”, pediu o prefeito. O encontro com os secretários vai ocorrer a cada 15 dias.

De imediato, o prefeito solicitou a todos um levantamento dos principais problemas em cada área. Os presentes usaram a palavra para explanar algumas situações já encontradas. “Temos que eleger prioridades e mexer nas feridas que forem necessárias”, disse Adriana Rogeri Franco – secretária municipal de Saúde e Ação Social. Só com esta pasta, há uma dívida de R$ 25 milhões, a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) precisa ser estruturada e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com obras paralisadas. Há, ainda, questões pendentes a serem resolvidas com os hospitais Santa Casa e Gedor Silveira. De acordo com Adriana, os gastos com a Saúde, que em gestões anteriores eram de 20 a 25% — já acima do mínimo orçamentário (15%), no último governo chegaram a 45%.

A nova licitação do transporte coletivo — que vence no final do ano, e a municipalização do trânsito são algumas das questões a serem resolvidas pela Secretaria de Segurança Pública, que tem Miguel Félix de Souza nomeado secretário. “Muitas pessoas pensam que a Secretaria se resume apenas na Guarda Municipal – hoje com 116 pessoas com poder administrativo de polícia, mas temos outros setores sob nossa responsabilidade, como o trânsito, o transporte e a defesa civil”, afirmou. O secretário de Obras, José Antônio Cintra, disse que está reestruturando o setor, motivando os funcionários e, em apenas um mês do novo governo, já reformaram 25 mata-burros e cinco pontes. “Vamos revisar também todos os veículos com problemas de peças e seguro, dando condições da frota rodar; além disso, estamos vendo a questão da coleta de lixo e dos contratados”, disse Cintra.

O secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Tomás Salviano Martins, pediu a reativação da conta do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico, que já recebeu verba do Governo do Estado para obras de reforma da Academia Paraisense de Cultura, Escola Municipal Campos do Amaral e Casa da Cultura, recurso, segundo ele, utilizado pela administração anterior para outras finalidades. “Temos, ainda, uma dívida de R$ 42 mil com a Banda Municipal de Música, que será reativada, e uma despesa grande com a manutenção da Arena Olímpica”, salientou.

Mesmo com as dificuldades, dois projetos esportivos começarão a ser desenvolvidos a partir de janeiro. Um será a volta do programa “Xadrez na Escola”, que vai atender 2.500 alunos, o outro será o “Craque na Escola, Bom de Bola”. O investimento é na ordem de R$ 400 mil – recurso já depositado na conta da Prefeitura através da Lei de Incentivo ao Esporte e em parceria com a empresa Laticínos Aviação. As obras para a conclusão de duas quadras também continuam, uma no bairro João XXIII e a outra na Praça de Esportes Castelo Branco.

A nova secretária de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, pediu ao prefeito Walkinho que as escolas municipais e centros de educação infantil sejam monitorados por câmeras, para dar mais segurança aos imóveis. Há poucas semanas, o CMEI Otília Amaral Soares (Jardim Planalto) foi assaltado. A escola Wulfida Marcolini (Maria Italiana), só neste ano, já sofreu quatro arrombamentos. “Esta é uma das nossas preocupações, além do pagamento do material didático utilizado pelas crianças que está em atraso e elas podem ficar sem eles no ano que vem”, explanou. Outro pedido de Maria Ermínia foi a mudança de local da Secretaria de Educação (hoje em prédio alugado na Praça da Saudade – em frente ao cemitério), para outro em área mais central. Uma das sugestões é o uso de salas do Anexo 1 na Praça dos Imigrantes, onde funciona a Secretaria de Ciência e Tecnologia, que se juntou à Secretaria de Educação.

Deixar “a casa mais confiável” é uma das propostas da nova secretária de Planejamento e Gestão, Denise Eliane Mavel Cândido Paschoini. “A população não quer saber se a Prefeitura tem dívidas, as pessoas querem resultados; por isso, o nosso desafio é enorme, pois teremos que reduzir custos e manter a eficiência no atendimento ao cidadão”, afirmou. Só com folha de pagamento, a Prefeitura hoje gasta R$ 6,5 milhões. “Somos uma equipe concisa e motivada, a Secretaria de Planejamento atende todas as demais, portanto, peço a todos que trabalhem de acordo com a realidade financeira do município”.

Ao final do encontro, o prefeito Walkinho relatou as reuniões que teve esta semana em Belo Horizonte, juntamente com o deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Uma delas foi para tratar do parcelamento da dívida do município com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); outra, uma parceria com a Federação dos Empregados do Comércio do Estado (Fecomércio) para a implantação de novos cursos do Serviço Social do Comércio (Sesc-MG). Os presentes também receberam uma cópia do Plano de Governo da atual administração e a programação do aniversário da cidade.

fotos: Adriano Rosa