Walkinho nomeia secretários e valoriza servidores

19/10/2016

O prefeito Walker Américo Oliveira (PTB) deverá completar um mês no cargo no próximo domingo, 23, e em meio à necessidade de tomada de tantas decisões, está fazendo a reforma administrativa para o restante deste mandato, que termina em 31 de dezembro. Ele anunciou uma série de medidas que vem tomando para sanear as contas da Prefeitura e também pagar os salários dos servidores ativos e aposentados, além de fornecedores e prestadores de serviços, como é a Santa Casa, com quem ele se reuniu com os diretores na terça-feira (18). "Precisamos organizar a estrutura administrativa e conseguimos fazer o fechamento desta estrutura, estamos renegociando as dívidas, quitamos uma das três folhas salariais em atraso e vamos trabalhando para colocar a casa em dia, o mais breve possível", afirma Walkinho.

Nesta semana foram definidos os nomes dos servidores que vão ocupar as secretarias que foram mantidas pela administração. Duas delas foram fundidas em outras pastas como é o caso de Ciência e Tecnologia que se juntou à Educação, e a de Meio Ambiente, que se associou com a de Agricultura. Conforme o prefeito, a intenção é manter os próprios servidores da casa à frente das funções-chaves dentro da administração. "São pessoas competentes, conhecedores da administração pública que merecem ser valorizadas e estão tendo o meu reconhecimento", explica.

O prefeito avalia que estas primeiras semanas à frente da administração municipal estão sendo de muito trabalho e os desafios estão sendo enfrentados. "Pegamos uma situação financeira muito difícil e uma das questões que mais me preocupa é a situação da saúde, onde temos uma dívida muito alta. Até pedi para fazer um levantamento detalhado e específico de todos os fornecedores, medicamentos, prestadores de serviço, como laboratórios", anuncia. Segundo ele, a dívida do setor está em torno de R$ 2 milhões. "Estou tentando negociar com fornecedores o reabastecimento em medicamentos e materiais nas unidades de saúde, na UPA e nas nossas farmácias para atender a população. Vamos otimizar os recursos que temos para atender a população da melhor maneira possível", acrescenta.

Na terça-feira, 18, Walkinho reuniu-se com diretores da Santa Casa que foram recebidos em seu gabinete. "Expliquei a eles sobre as contas da prefeitura e eles entenderam. Acertamos de ir a Belo Horizonte e Brasília em busca de recursos para amenizarmos a situação", comenta. Segundo levantamentos preliminares, o município possui pendências com repasses ao hospital avaliados em R$ 4 milhões. Na quarta-feira, 19, o prefeito viajou a BH para iniciar trativas para obter recursos que possam ser destinados à Santa Casa.

Ainda  segundo o prefeito, a questão da folha de pagamento não é diferente dos outros débitos e estão sendo priorizados à medida em que os recursos estão chegando, mesmo de forma escassa. "Tínhamos três folhas de pagamento acumuladas e estamos finalizando a de agosto, ficará a de setembro dos ativos. Temos ainda o débito com alguns médicos — ainda de julho, que estamos em negociação. Estamos ainda tentando passar um valor para saldar nossas dívidas com o Inpar", acrescenta.

Walkinho enfatiza a necessidade de prestar esclarecimentos à população e demonstrar a maior transparência nas ações. "Vamos mostrar tudo que está sendo feito na nossa administração. Já foram iniciados os trabalhos da Comissão Interna de Auditoria que vai apurar toda a realidade financeira da prefeitura e iremos tornar público; tudo isso servirá de norte para as futuras ações e medidas de gestão que deveremos implementar visando equilibrar as contas da Prefeitura", esclarece. Confira no quadro abaixo a relação dos novos secretários municipais da atual administração.

Adriana Rogeri Franco - Saúde e Ação Social
Denise Eliane Mavel Cândido Paschoini - Planejamento e Gestão