UPA concentrará atendimento pediátrico em Paraíso

18/10/2016

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião do Paraíso irá concentrar, a partir de 31 de outubro, todo o atendimento médico pediátrico de urgência. A nova ala que será disponibilizada para as crianças terá funcionamento 24 horas, diariamente. Conforme a secretária municipal de Saúde, Adriana Rogeri Franco, esta mudança propiciará a prestação de um serviço com mais qualidade, em espaço próprio e a presença do profissional especializado o tempo todo em um só local, esclarece.

Conforme a secretária, a mudança ocorrerá para atender uma reivindicação dos próprios profissionais que já atuam no Pronto Atendimento Infantil. "Nós tivemos uma reunião com a equipe de trabalho e eles nos relataram sobre as dificuldades existentes no local, principalmente quando há necessidade de atender casos em urgência e emergência no deslocamento até a UPA, onde havia riscos de algum outro acidente nesta travessia", explica. Adriana acrescenta que "com esta medida cessaremos esta questão e já estamos nos preparando para ofertarmos o atendimento com eficiência, conforto e qualidade" acrescenta.

Ainda de acordo com a Prefeitura, além de prevenir danos maiores à saúde das crianças, a medida terá outros benefícios. Entre os objetivos apontados para a transferência, também consta a questão da redução de custos com o aluguel do imóvel onde funciona o Pronto Atendimento. "A nossa UPA já contempla um espaço próprio e nós iremos agora ativar esta ala", completa Adriana.

De acordo com Marina Barbosa Medeiros, enfermeira coordenadora da UPA, o local já possui um espaço próprio para receber as crianças. "Teremos aqui o consultório pediátrico, sala de espera individidual, haverá ainda quatro leitos exclusivos, sendo dois com berço e dois com camas", enumera. A decoração existente no Pronto Atendimento Infantil também será transferida para a nova ala, acrescenta. "Além disso, todo aparato existente como sala de emergência, equipamentos de inalação, desfibrilador, respirador, eletrocardiograma e tudo o que dispomos aqui vai estar à disposição para caso seja necessário ser utilizado, com mais facilidade", comenta Marina.

Ela salienta que apenas na recepção o atendimento será único na UPA, mas que, após a triagem, as crianças serão atendidas em separado dos demais pacientes. "A UPA possui quartos de observação, pediatria, ala feminina e masculina, com banheiros em separado, assim como será a parte reservada para atendimento às crianças", finaliza.

Estrutura da unidade — A UPA é um serviço intermediário entre a atenção básica e os hospitalares. Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. É um novo modelo de atendimento, um novo conceito em saúde. A unidade está equipada para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento e qualquer situação de emergência. O local têm consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x. Também conta com leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia e uma "sala de emergência", para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital.

A UPA 24 horas diminui o número de pacientes na fila dos hospitais porque tem condições de resolver muitos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar as emergências hospitalares. Sete em cada dez pacientes que chegam aos hospitais não são casos de emergência e acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tão importantes quanto os mais graves, podem e devem ser atendidos na UPA 24 horas e encaminhados para unidades básicas para segmento de tratamento. O local também está preparado para realizar pequenas suturas.

arquivo Comunicação