Paraíso implanta teste rápido de DST/Aids

10/10/2016

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso iniciou na sexta-feira, 7, a implantação em seis Unidades de Saúde da Família (USFs), da realização de Testes Rápidos para diagnósticos de HIV, Sífilis e hepatites B e C. Os primeiros testes foram realizados na USF Maria de Paula Ribeiro (Veneza), onde foi realizado um evento inaugural com a presença de representantes do setor. De acordo com Márcia Silva, referência técnica de Enfermagem de DST/Aids da Diretoria Regional de Saúde (DRS) em Passos, o município paraisense é um dos pioneiros na oferta deste serviço. "Paraíso está de parabéns por agilizar a capacitação dos profissionais e disponibilizar este trabalho preventivo à comunidade", disse.

Além da representante da DRS, também compareceram a coordenadora municipal das USFs, Fernanda Amorim Spósito Scarano e sua equipe. Eles foram recepcionados pelo médico da unidade Gabriel Henrique Trampelini Brasileiro e sua  equipe de trabalho. O serviço também está sendo disponibilizado simultaneamente nas Unidades de Saúde do Caic, Jardim Planalto, Vila Formosa.

A população do bairro foi convidada a participar e tiveram a oportunidade de assistir uma palestra com os médicos Alejandra Delgadillo (boliviana), Julitza Pantoja (peruana) e Emmanus Eloney (haitiano) que falaram sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Eles destacaram detalhes importantes sobre as formas de contágio, incumbação e tratamento que são disponibilizados. Também foram apresentados dados estatísticos e informações sobre a incidência destas doenças no Brasil e no mundo.

Conforme Márcia Silva, a implantação da testagem rápida significa um ganho grande para a população em termos de prevenção de doenças. "Ela vai nos permitir em curto prazo identificar as pessoas  que são portadores de vírus e bactérias destas doenças que estão sendo testadas e possibilitar o devido tratamento o mais breve possível", comenta.

Pioneiro  —  Marcia Silva destacou que a Secretaria Municipal de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) elegeu Passos e Paraíso para serem pioneiros na implantação deste serviço. "A partir do momento que tomamos conhecimento disto, começamos um movimento no sentido de que os recursos humanos, os serviços de saúde estivessem preparados para iniciarem estas ações", comenta. Ela elogiou o município que, a partir do momento que o cronograma foi estabelecido, todas as pessoas envolvidas no programa foram devidamente capacitadas. "Realizamos o treinamento tanto na parte técnica da testagem, no aconselhamento e no manuseio do sistema e quero registrar minha alegria e dizer que Paraíso está de parabéns, pois, desde o primeiro momento apresentou uma equipe muito competente e seguiu todos os requisitos para que hoje tenhamos os sistema implantado inicialmente nestas seis unidades e que posteriormente será estendido para todas as 18 USF's do município", conclui.

Equipes  da Atenção Básica de Saúde do município participaram do processo de capacitação promovido pelo Nuveast (Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador), da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos). A capacitação compreende uma etapa teórica, certificada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e outra etapa prática.