Prefeitura homenageia Agentes de Saúde

07/10/2016

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na tarde de quarta-feira, 5, uma homenagem aos  Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. Os profissionais do setor foram reunidos no salão social da Escola Estadual Clóvis Salgado, quando o receberam uma saudação do prefeito Walker Américo Oliveira, que destacou a importância do trabalho que eles realizam. Também aconteceu uma palestra com desenvolvimento de dinâmicas, além de distribuição de brindes.

Ao recepcionar os agentes de saúde, o prefeito Walkinho enfatizou o seu reconhecimento e destacou a importância da classe. "São vocês que fazem o alerta, a prevenção e são os nossos colaboradores mais próximos do cidadão e merecem as nossas homenagens e agradecimentos pelo apoio, empenho e dedicação".

Sobre a estrutura de governo que está sendo montada, o prefeito fez a apresentação de Adriana Rogeri Franco, que passa a responder pela Secretaria de Saúde e Ação Social. Walker citou que assumiu a Prefeitura há 10 dias e que já está trabalhando para conhecer a administração e organizar a máquina pública nos próximos três meses. "Teremos muitos desafios nestes próximos quatro anos vindouros, mas estamos dispostos a trabalhar para melhorar a nossa cidade, colocá-la novamente no caminho do desenvolvimento e para isso conto com o apoio de todos vocês", acrescentou.

Após o pronunciamento do prefeito, foi realizada uma palestra com o diretor de saúde Christian Alves Neto que abordou o tema "O líder extraordinário". Além de dinâmicas, também foram realizados sorteios de brindes. Segundo informações da Prefeitura, no município existem cerca de 180 Agentes Comunitários de Saúde. A secretária Adriana Rogeri disse que a data do ACS é 4 de outubro, mas que as homenagens estavam ocorrendo no dia seguinte, sem que a data e o reconhecimento aos profissionais do setor fossem esquecidos.

A estes profissionais são atribuídos os procedimentos de fiscalização nas residências, executando tarefas de higiene e à saúde dos moradores. No Brasil, os Agentes da Saúde se tornaram um fator de extrema importância para o País, dando o inicio à primeira experiência do Programa de Saúde da Família (PSF). Em 1991, foi criado o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), fazendo parte do procedimento da construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Agentes têm o papel de recolher informações necessárias para monitorar a condição de vida. A escolha da pessoa para efetuar o serviço de agente não pode ser qualquer uma, mas, sim, alguém que convive no bairro, tendo uma boa relação com os vizinhos, tentando encontrar o verdadeiro problema na comunidade.

VEJA MAIS FOTOS deste evento em nossa página no Facebook.

foto: Gustavo Cezarino