Prefeito Walker recepciona vereadores eleitos

07/10/2016

O prefeito Walker Américo Oliveira recebeu na manhã de quarta-feira (5), os vereadores que foram eleitos no último dia 2 de outubro e, na oportunidade, parabenizou a todos, ressaltou a importância do diálogo, disse a eles como encontrou a Prefeitura desde que assumiu o cargo no dia 22 de setembro e elencou algumas medidas que já foram tomadas para colocar “ordem na casa”.

“Espero trabalhar em harmonia entre os poderes, pois eu conheço o funcionamento das duas casas (Legislativo e Executivo), tenho um corpo técnico sério, não quero fazer nada irregular e nem assinar nada sem ler”, disse o prefeito. “Minha prioridade, no momento, é acertar o pagamento dos funcionários públicos, dos aposentados e renegociar a dívida com os fornecedores”, afirmou.

Ações judiciais julgadas à revelia, bloqueio de valores em contas da Prefeitura por conta dessas ações, dívidas com precatórios, multas ambientais e queda no repasse de recursos vindos dos governos estadual e federal tem sido alguns entraves da nova gestão. “Não tinha gás de cozinha nas creches, tijolo para fazer sepultamentos, muita desorganização devido à falta de gestão, mas estou desburocratizando as decisões para que, cada responsável de setor, tome as medidas necessárias para a máquina andar”, afirmou Walker.

O prefeito informou aos vereadores que nomeou a servidora Adriana Rogeri Franco para assumir a Secretaria Municipal de Saúde e fazer o levantamento dos problemas hoje encontrados na área, como, por exemplo, falta de medicação para exames. Na Secretaria de Obras, foi nomeado o funcionário José Antônio Cintra e o mesmo pedido foi feito nos demais setores quanto aos empenhos ainda não pagos. Segundo Walker, a dívida da Prefeitura hoje está na casa dos R$ 65 milhões. “Farei um dossiê dos débitos para mostrar como eu encontrei a Prefeitura, vou divulgar para vocês, para a imprensa, a sociedade e encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado”, afirmou. “A Prefeitura é uma grande empresa e todos nós devemos ser fiscais, vamos tocar para a frente, sem olhar muito para o retrovisor”, disse o prefeito.

Participaram do encontro os vereadores eleitos Ademir Alves Ross (PSD), Jerônimo Aparecido da Silva (DEM), José Luiz das Graças (DEM), Lisandro José Monteiro (SD), Luiz Benedito de Paula (PHS), Marcelo de Morais (PSDB), Maria Aparecida Cerize Ramos (PSDB), Paulo César de Souza (PHS), Sérgio Aparecido Gomes (PSD) e Vinício José Scarano Pedroso (SD). Em suas palavras, eles ressaltaram o trabalho em parceria e a necessidade constante do diálogo para não desapontar o voto de confiança dado pela população. A atual Câmara deve devolver aos cofres públicos R$ 200 mil referente às sobras do duodécimo. “Vou repassar este dinheiro para o Instituto de Previdência pagar os aposentados e minha preocupação é restabelecer o caixa do Inpar, que hoje tem uma folha de R$ 1,1 milhão” e o que é descontado do servidor ativo – cerca de R$ 700 mil, não cobre este custo”, explicou o prefeito.

Também estavam na reunião a vereadora e futura vice-prefeita, Dilma Aparecida de Oliveira (PV), sua assessora Cristiane Maria Bindewald, o contador Sílvio Aparecido de Carvalho, o tesoureiro Adriano Reis de Paula, o procurador Sérgio Reliquias Morigi, o assessor de Gabinete, Ulisses Araújo Silva e o assessor de Comunicação, Luiz Fernando de Souza. O prefeito informou aos presentes que, até o final do ano, pretende concluir a quadra esportiva no bairro São Francisco, a pavimentação nos bairros Cidade Industrial e Jardim das Hortências, além de dar continuidade às obras de construção de duas Unidades Básicas de Saúde, uma no Verona e outra no Rosentina. Para o início de 2017, pretende iniciar a construção de dois Centros Municipais de Educação Infantil, um no bairro Veneza e outro no Alto Bela Vista – projetos e recursos federais já aprovados.

Walkinho disse, ainda, que fez uma economia de R$ 100 mil com algumas exonerações de cargos em comissão da gestão anterior e que vai refazer o Orçamento para 2017, adequando-o à realidade financeira do município. Por fim, Walker repassou aos presentes que a Prefeitura fará alguns eventos este mês, sem muito custo, para comemorar o aniversário da cidade, que completa 195 anos no dia 25 de outubro.

fotos: Adriano Rosa