Guardinha realiza festa da Congada

01/06/2016

A tradicional festa da Congada em Guardinha foi realizada no domingo, 29, e reuniu mais de mil pessoas na praça central do distrito. No local, a grande novidade deste ano foi a montagem da passarela do congo, coberta com cinco grandes tendas em toda a sua extensão, onde o público nas arquibancadas ficou abrigado do vento frio e até da ameaça de chuva que acabou não ocorrendo. A população guardinhense e os visitantes se emocionaram e aplaudiram as apresentações dos ternos locais e dos visitantes de Paraíso, Itamogi e Jacuí.

Como vem acontecendo nos últimos anos, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso contribuiu para a organização da festa. Além do repasse da verba de R$ 25 mil, o município também cedeu as arquibancadas para abrigar o público e as grades de isolamento. "Queremos agradecer o prefeito Reminho que, mais uma vez nos deu total apoio para a realização desta grande festa na nossa comunidade, e o que estamos vendo é a demonstração da fé, a manutenção da tradição em nossa comunidade neste evento que acontece todos os anos em nosso distrito, todos estão de parabéns pela organização, participação e realização da Congada da Guardinha", comentou o vereador Ailson Nascimento (Beto).

A movimentação na comunidade teve início logo pela manhã com a celebração de uma missa na igreja do Senhor Bom Jesus. Na sequencia foi realizado um almoço na quadra poliesportiva, evento em que foram servidas mais de mil refeições aos participantes dos ternos de congo, moçambique, visitantes e pessoas da comunidade. Os desfiles iniciaram por volta das 13h30 e reuniu ternos de Guardinha, Paraíso, Itamogi e Jacuí. No palanque, além dos membros da comissão organizadora, estavam os vereadores Beto, Jesu Paulo Araújo e Valdir do Prado, além de convidados. Também presentes estavam o Rei Congo, Francisco Balaieiro e a Rainha Conga, Maria Aparecida Teodoro.

A abertura das apresentações foi feita pelo terno de moçambique Nossa Senhora do Rosário. Em seguida o terno Santa Efigênia de Itamogi arrancou aplausos do público por sua forma diferenciada de desfilar utilizando instrumentos como surdo e repique. As Filhas de Paraíso, Sabiá, Santos Dumont, Mensageiros de São Benedito, Terno de Congo de Jacuí, Veteranos de Paraíso, Xambá, União, Canários Paraisense e União completaram os desfiles. "É uma grande alegria poder apresentar aqui com o nosso terno só de mulheres, tem os demais ternos e todos estão contribuindo para abrilhantar ainda ais esta festa", disse Marilene Luciano, do Terno Filhas de Paraíso.

Para o próximo domingo, 5 de junho, já está confirmada a realização do 3º Encontro de Companhias de Reis do distrito de Guardinha. "Mais uma vez teremos dois finais de semana seguidos de festa, de religiosidade e queremos contar com a presença da comunidade, dos visitantes de Paraíso e região, serão todos bem vindos", comentou o vereador Beto. Além das Companhias de Reis do distrito, foram convidados grupo de Paraíso, Itamogi, São Tomás de Aquino e outras do Estado de São Paulo, como Santo Antônio da Alegria, Altinópolis e Cassia dos Coqueiros. A festa na praça central começará a partir do meio dia.