Inaugurado Caps infanto-juvenil

19/05/2016

O prefeito Rêmolo Aloise, de São Sebastião do Paraíso, inaugurou na manhã de quarta-feira, 18, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps-I), conhecido por “Caps Girassol”. Conforme informações de Eliane Matheus Bonfante, coordenadora de Saúde Mental no município, trata-se de um serviço de atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente.

Em seu pronunciamento, o prefeito, que também é médico, destacou que o ser humano é complexo. "Quando chegar ao final da vida, todos terão um início de psicose. Poucos sabem a importância da inauguração e do atendimento que é feito nesta fase da vida", comentou. Diante de um público de secretários da administração, chefes de departamentos e dezenas de servidores e pessoas da comunidade, Reminho acrescentou que "ninguém quer conviver com pessoas acometidas com loucura, só a mãe ou o pai sustenta a loucura de um jovem", disse.

Ao fazer uma espécie de reflexão e balanço, Reminho citou ter valido a pena todo o investimento e realizações de seu governo, principalmente no sentido de melhorar a prestação do serviço de saúde na cidade. "Trabalhamos para implantar uma rede ampla de assistência com quatro, cinco médicos atendendo no Pronto Socorro, realizamos grande número de consultas, exames e cirurgias". Indagou de que adianta fazer mil coisas e ser criticado pelo que não fez. "A crítica vem dos incapazes que tentaram fazer e não fizeram. Tudo depende de recursos e procuramos fazer o melhor", acrescentou.

Já a coordenadora do Caps-I, Eliane Matheus, disse estar emocionada por mais esta realização e agradeceu o apoio de toda equipe de trabalho que a ajudou a transformar este sonho em realidade. "Agradeço as minhas colegas de trabalho, ao prefeito, à Dulcinea de Freitas que, enquanto secretária de Saúde nos deu todo apoio", afirmou. Ela ressaltou que a luta é pela humanização e não para fechar os hospitais psiquiátricos, “até porque temos um aqui na cidade que é parceiro, mas trabalhamos pela liberdade para implantarmos uma rede substitutiva com outra racionalidade", completa.

Estrutura

Nesta primeira fase de funcionamento, agora com a inauguração, o Capis infanto-juvenil já atende 80 pacientes entre crianças e o público até 18 anos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira no período de 8h às 11h e das 12 às 17h. São pessoas que, por sua condição psíquica, estão impossibilitadas de estabelecer e manter relações sociais na família, na escola e também na comunidade, ou que ainda apresentam prejuízo na saúde em geral. Ainda de acordo com o prefeito, em toda a região somente uma cidade e, de porte bem maior do que Paraíso, possui uma unidade similar destinada a esta faixa etária.

A equipe multiprofissional que atende no Caps Girassol é formada por médico psiquiatra, psicólogo, técnico de enfermagem, educador físico, terapeuta ocupacional, enfermeiro, monitora, auxiliar de limpeza e atendente, além da coordenadora geral. Ainda de acordo com Eliane Matheus, o trabalho realizado tem por objetivo evitar a exclusão dos pacientes e promover a sua inserção no convívio social. A unidade recém inaugurada funciona em um prédio que foi devidamente adaptado para o atendimento clínico e também realização de oficinas terapêuticas e outras atividades. A sede fica na Travessa Capitão Pádua, 20, no centro da cidade.