Movimento Maio Amarelo já está nas ruas de Paraíso

13/05/2016

Pelo terceiro ano consecutivo São Sebastião do Paraíso participa do Movimento Maio Amarelo. A campanha tem o objetivo de difundir informações referentes à conduta lícita e respeitosa no trânsito das ruas da cidade. Durante todo o mês serão realizadas atividades de conscientização na comunidade com palestras nas escolas, blitzes educativas entre outras atividades.

O movimento “Maio Amarelo” surgiu com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. Segundo Daniel Félix de Souza, coordenador do programa Cia. do Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública Trânsito, Transporte e Defesa Civil, o objetivo do movimento é desenvolver ações coordenadas entre poder público e a sociedade civil. A iniciativa visa colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção para a discussão do tema, promover o engajamento  das pessoas nas ações desenvolvidas, além de propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

Durante a abertura da campanha foram promovidas aulas do projeto de prevenção de acidentes na E. E. Inês Miranda (Jardim Itamaraty), E. M. Campos do Amaral (centro), além da E. E. São José (Vila Ipê). A partir de segunda-feira 9 de maio, serão realizadas panfletagens em importantes cruzamentos de ruias da cidade. Haverá a participação de personagens como Mãozinha Amarela, Morte, Lombada e outros, juntamente com alunos das escolas, em ações de conscientização de condutores de veículos e pedestres. A ação também será realizada na Avenida Angelo Calafiori, Praça comendador José Honório (matriz), na Rua Maria Abadia Amaral Malagutti, na Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) – bairro São Judas, na rua Placidino Brigagão, na Praça da Abadia e em locais onde há semáforo e faixas de travessia de pedestres.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. O símbolo da campanha é um laço na cor amarela e vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis e preservá-lo de tornar-se uma vítima.