Escola Noraldino homenageia Monteiro Lobato

26/04/2016

Alunos do 3º e 5º anos da Escola municipal Noraldino Lima participam de um projeto literário onde têm a oportunidade de descobrir a história e a obra de José Bento Renato Monteiro Lobato. Considerado o pai da literatura infanto-juvenil, o escritor e suas obras são estudados dentro e fora da escola. Na sexta-feira, 15 de maio, houve uma apresentação durante a manhã literária onde as crianças puderam interagir com o personagem de Monteiro Lobato interpretado pela professora Marília de Souza Neves.

A escola é parte integrante de uma vasto mundo literário e no caso da escola Noraldino Lima um dos propósitos trabalhados é o de mostrar cada canto deste universo junto às pessoas que fazem parte deste ambiente. De acordo com a professora Kênia Cristina Nogueira Rodrigues, a proposta de se trabalhar Monteiro Lobato na escola surgiu a partir das aulas de biblioteca. Considerado um ícone da literatura brasileira, o escritor e seus personagens — como a boneca de pano Emília, o Visconde Sabugosa, Narizinho e Pedrinho entre outros — passaram a fazer parte do dia a dia da escola. "Trabalhamos de diversas maneiras, com várias atividades prazerosas que facilitam o aprendizado e ampliam o conhecimento", destaca Kênia que enfatizou a importância da leitura na vida dos estudantes.

Na apresentação, o personagem de Monteiro Lobato se fez presente para os alunos juntamente com alguns de seus personagens durante a manhã literária em homenagem a pais e mestre da literatura infantil. "É uma honra para mim fazer estas apresentações, por se tratar de alguém que é um referencial na literatura", disse. Nesta segunda-feira, 18 de abril, completou-se 134 anos de seu nascimento, data que também passou a ser considerada o Dia Nacional do Livro. Durante a apresentação foi enfatizada uma célebre frase do escritor que disse: "um País se faz com homens e livros".

Na oportunidade foi prestada uma homenagem à professora e escritora Marília Neves. "Ela busca constantemente a criatividade e o fazer literário que levam nossos alunos a acreditar que o mundo é mais belo do que nossa própria imaginação". A diretora da escola Noraldino Lima, Eneida Maria Dionízio Pádua, agradeceu a participação de todos os convidados, alunos, professores e em especial a escritora Marília Neves. "Ela proporcionou momento de lazer e de cultura, enriquecendo a aprendizagem de nossos alunos", completa.