USF Planalto conquista 1º lugar no Pmais

30/03/2016

A Unidade de Saúde da Família João Grau Brigagão, do Jardim Planalto, foi a primeira colocada na classificação do Prêmio de Incentivo à Melhoria da Atenção Integral à Saúde (Pmais), em São Sebastião do Paraíso. O anúncio ocorreu na segunda-feira, 28 de março, durante evento de premiação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, no Teatro Municipal Sebastião Furlan. Conforme a comissão organizadora, apenas o Centro de Especialidades Odontológicas  (CEO) não obteve o conceito “ótimo” entre as 21 unidades avaliadas, sendo considerado o melhor desempenho desde que o programa de avaliação foi implantado.

Em 2015, a USF Planalto ficou em 9º lugar tendo obtido 104,88 pontos. Agora, dentro do processo evolutivo, a pontuação alcançada com o primeiro lugar chegou a 122,23 pontos. Já a USF Urias Soares, localizada no bairro João XXIII, ficou com o segundo lugar com 119,98 pontos, e o terceiro lugar foi conquistado pela USF de Guardinha, com 116,88 pontos. As unidades dos bairros Vila Formosa, Veneza, e San Genaro também alcançaram 116 pontos sendo que a diferença entre elas na pontuação foi por poucos décimos. Para a premiação deste ano, a avaliação das unidades de saúde foi realizada no período entre 16 de julho de 2015 a 11 de janeiro de 2016.

Presente na solenidade, o prefeito Rêmolo Aloíse destacou a sua gratidão aos servidores que se dedicam no trabalho no atendimento à população. "Hoje é um dia diferente para comemorarmos. A cada ano as nossas unidades estão muito melhor e falta apenas uma para atingir o conceito ótimo. Sinto feliz pelos resultados obtidos e nossas unidades têm cumprido sua obrigação e dever, porque saúde é fundamental além de ser prioridade em nosso governo", anunciou. Ele também transmitiu cumprimentos da ex-secretária de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, que ao longo do período acompanhou e conduziu todo o processo de avaliação, sendo ela destacada por sua atuação.

O Pmais é considerado um programa de incentivo as equipes das Unidades de Saúde a criarem e implantarem mecanismos de verificação do processo de trabalho e atenção a saúde da população de sua área, participação da comunidade e satisfação do usuário, além da produção e acompanhamento dos indicadores, sendo esses mecanismos avaliado por uma comissão. Com a implementação desses processos, houve uma reorganização do sistema de apoio da Atenção Primária municipal e o imediato trabalho junto às equipes para a efetiva implantação do programa. A iniciativa da Secretaria de Saúde visa à melhoria na atenção a saúde da comunidade, o preparo das 18 equipes para o Pmaq e o pagamento do prêmio por produtividade para as equipes que alcancem os resultados pactuados.

Por meio destas ações vinculadas ao Pmais, os funcionários da Atenção Básica deixam de ser receptores do sistema de saúde e passam a protagonistas do processo por meio da construção e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso é de extrema importância o reconhecimento do serviço prestado aos cidadãos paraisenses. A Atenção Básica conta hoje com mais de 315 colaboradores, os quais serão agraciados com o prêmio, que é um recurso financeiro do Governo Federal.

CLASSIFICAÇÃO PMAIS 2016

1º - USF Dr. João Grau Brigagão – Planalto: 122,23 pontos