Projeto Ciranda: qualidade nas escolas municipais

18/03/2016

A adoção de um material didático de qualidade está possibilitando que as escolas da rede municipal de ensino obtenham excelentes resultados no processo de ensino e aprendizagem em São Sebastião do Paraíso, graças à implantação do “Projeto Ciranda” que é uma proposta pedagógica do Centro de Pesquisa Mathema. Atualmente são atendidos cerca de 1.300 alunos.

O material didático que será utilizado neste ano nas escolas do município foi adquirido a partir de um investimento superior a R$ 600 mil. Os livros já foram recebidos pela Secretaria Municipal de Educação e estão sendo distribuídos nas escolas. “A nossa intenção é iniciar o trabalho deste ano, agora, a partir de 15 de março, atendendo a toda nossa rede com as crianças a partir dos 4 anos de idade”, destaca a coordenadora pedagógica de Educação Infantil, Ana Elizabete de Carvalho Pádua.

Implantar um sistema de ensino que ofereça situações estimulantes aos alunos, que possibilite o aprendizado de maneira lúdica e utilizando recursos modernos é considerado um grande desafio pelos gestores da educação tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. Em Paraíso, a Secretaria Municipal de Educação encontrou no projeto Ciranda a resposta para esta dificuldade, uma vez que o modelo adotado oferece o suporte necessário para a execução do plano pedagógico estabelecido.

Quem acompanha de perto o trabalho que é realizado com o material adquirido são os diretores e professores. No Centro Municipal de Educação Infantil Emiliana Ferreira de Souza, a diretora Valéria Carvalho Tubaldini, confirma que o material utilizado é garantia de sucesso no aprendizado das crianças. “O projeto Ciranda possibilita que as crianças aprendam experimentando, explorando, criando e transformando materiais e situações de forma lúdica e prazerosa contribuindo para aprendizagens significativas e com relevância sócio-cultural”, observa. Já para a professora Sueli Aparecida de Almeida, que também atua no mesmo CMEI, o projeto é muito rico, possui atividades desafiadoras e envolventes onde a criança aprende brincando, colocando a mão na massa e vivenciando experiências. “O projeto Ciranda valoriza o potencial das crianças cuidando para que ampliem sua cultura, desenvolvam conhecimentos e habilidades sem deixar de viver e aproveitar sua infância”, explica. Sueli descreve que a proposta “busca preservar a brincadeira, a fantasia e a curiosidade que tanto caracteriza a fase em que se encontram”.

Conforme os cálculos apresentados pela Secretaria Municipal de Educação, a quantidade de alunos atendidos chega a quase 1300. São 57 turmas e o mesmo número de professoras para atendimento de 1.287 alunos. A coordenadora Elizabete Pádua acrescenta que, com os resultados obtidos nas avaliações, o município vem se destacando nas classificações que apontam o desempenho dos estudantes. “Paraíso é uma referência no grupo de cidades que utilizam este material. Tivemos acesso aos dados que confirmam tudo isso, o que nos enche de orgulho, ao mesmo tempo que aumenta a nossa responsabilidade em fazer com que o trabalho realizado seja cada vez mais proveitoso”, destaca.

Detalhes do projeto

O material didático do projeto Ciranda é composto de livros do professor e do aluno. Para melhor aplicabilidade, os educadores participam de capacitações e oficinas diretamente com as autoras do material para garantir o sucesso que se espera. Com a utilização do material são contempladas de forma sistematizada as cinco áreas propostas pelo Plano de Referências Nacionais Curriculares para a Educação Infantil. Entre eles estão a Linguagem, a Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Movimento. O material é utilizado por crianças de 4 a 5 anos e é uma das apostas do município para que a educação infantil continue garantindo bons resultados nos processos avaliativos, permitindo-lhes sucesso nas próximas etapas de estudo.

O projeto propõe um currículo que respeita o direito da criança de ser criança e que possibilita a construção de conhecimentos formais e sociais. Desde os três anos as crianças podem experimentar diferentes movimentos, exploram materiais, brincam, criam e transformam. Pra esta faixa etária os eixos Arte e Movimento são priorizados para atender às necessidades dos pequenos, além da exploração do corpo, do espaço e de diferentes materiais.

Aos 4 anos, é valorizada a proposta do brincar usando linguagens artísticas e o desenvolvimento da oralidade. São explorados nesta etapa diferentes eixos do conhecimento, as linguagens diversas, considerando a importância da interação, dos jogos e das brincadeiras envolvendo movimento, desenhos, dramatização, pintura e música. A partir do quinto ano o projeto preserva o espaço do brincar, das linguagens e o desenvolvimento da comunicação. A proposta está dirigida ao desenvolvimento de habilidades de pensamento e às noções e conceitos em todo os eixos.