Caminhada contra Dengue reúne 2.500 pessoas em Paraíso

16/02/2016

A manhã de segunda-feira,15, foi marcada pela realização de uma grande caminhada pelas ruas do centro de São Sebastião do Paraíso. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social teve a participação de estudantes da rede municipal e estadual de ensino e vários órgãos e entidades como a Polícia Militar, Guarda Municipal, Vida Ativa, Copasa além de representantes dos servidores municipais de diversos setores da administração. Conforme Gustavo João Bernardino, coordenador de Zoonoses, esta é mais uma medida prática de prevenção e conscientização da comunidade que, juntamente com outras ações, estão sendo desenvolvidas objetivando eliminar os focos dos mosquito Aedes aegypti na cidade.

A concentração para a caminhada ocorreu na Arena Olímpica e por volta das 9h foi dado início à manifestação. Os participantes desceram a Avenida Monsenhor Mancini, depois passaram pela Rua Pimenta de Pádua e seguiram até a Praça Comendador José Honório (Matriz). Segundo estimativa da Polícia Militar o evento reuniu cerca de 2.500 participantes. Além dos agentes de endemias, vários alunos portavam faixas e cartazes com frases de alerta contra o mosquito da dengue. "Tenho ouvido falar dos casos e das doenças que estão aparecendo por causa do mosquito e não quero ficar doente por causa deste mosquito",disse a estudante Rosimar dos Anjos.

Para o aluno Sérgio Henrique Siqueira a preocupação é maior por ele já ter conhecido pessoas que estão com suspeita de dengue. "Tenho vizinhos que tiveram febre, reclamaram de dor no corpo, ficaram acamados e podem ter sido picados pelo mosquito da dengue", relata. Ciente de que é preciso fazer a parte dele, o jovem está em alerta. "Não quero que nada disto me aconteça", completa. Para evitar o surgimento de focos do mosquito a aluna Amanda Rodrigues dá a dica. "Não podemos amontoar lixo e objetos que junta água e pode servir para o mosquito botar o ovo. É preciso fazer a limpeza de nossas casas e quintais", diz.

Ainda segundo Gustavo, somente neste ano o município paraisense já registrou 65 notificações da doença sendo 15 casos positivos, até hoje. "Estamos em alerta e queremos fazer tudo o possível para que estes casos não aumentem para uma condição fora de nosso controle, por isso tememos que continuar com as nossas ações de prevenção, sobretudo, fiscalizando as nossas casas que é o local onde mais se tem registro do aparecimentos dos focos", acrescenta o coordenador.

Mutirão

No final de semana as equipes de vigilância realizaram um mutirão de limpeza. Foram atendidos os bairros próximo ao Caic, como São Sebastião, Santa Tereza, Jardim das Acácias e proximidades de onde foram removidos cinco caminhões cheios de entulho, lixo e objetos que poderiam servir de armazenamento de água parada e transformar-se em criadouro do Aedes aegypti. "Importante olhar nossos quintais ao menos uma vez por semana, fazer a limpeza dos vasos e eliminar tudo o que possa favorecer o aparecimento destas doenças como a dengue, a Chicungunya e o Zika vírus", explica Gustavo Bernardino. Nos próximos dias serão divulgados os locais onde serão realizados futuros mutirões de limpeza pela cidade. O trabalho deverá ocorrer por toda a cidade que está dividida em regiões e setores.