Secretaria de Saúde realizou orientações para o carnaval

12/02/2016

Diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso comemoraram o carnaval junto à população. A maior parte dos eventos ocorreu na sexta-feira, 5 de fevereiro e contou com dezenas de participantes. Logo no inicio da manhã, uma parceria entre o Ambulatório de Infectologia, Vigilância Epidemiológica e a Guarda Municipal marcou o centro da cidade. Funcionários destes setores investiram na conscientização da população e abordaram as pessoas que passaram pela Praça da Matriz com as principais dicas do carnaval, sendo que a Infectologia explicou sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids, distribuiu preservativos e orientou sobre a realização de testes rápidos pra detecção do HIV e hepatites. Já a Vigilância Epidemiológica, mais uma vez, alertou sobre os perigos da água parada se transformar em foco para o mosquito da dengue e a Guarda Municipal realizou atividades de pintura no rosto das crianças e também enfatizou os perigos da mistura mortal de álcool e direção.

Já no período da tarde, na UBS São Sebastião houve palestra com o tema “Álcool e Drogas”, proferida pela responsável do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Eliane Matheus Bonfante. Várias dúvidas foram esclarecidas pelos presentes que ao final foram agraciados com delicioso lanche da tarde. Nesse mesmo período, mas do outro lado da cidade, aconteceu o baile de carnaval dos usuários do serviço do Caps, que foi comemorado no Clube dos Funcionários Municipais.  Além do lanche servido aos foliões, eles pularam carnaval com muito barulho e animação ao som dos integrantes da bateria da Escola de Samba Pérola Negra.

Para a secretária de saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, o clima de carnaval também é propício para as orientações em relação à saúde: “Escolhemos as situações mais corriqueiras do carnaval para orientarmos à população. Pois nesse período, as pessoas se empolgam com as festas e muitas vezes não usam o preservativo para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis; muitos ingerem álcool e em seguida dirigem causando acidentes; além de não vistoriarem suas residências, para evitar o mosquito Aedes aegypti. Por isso colocamos nossos funcionários nas ruas para alertar aos cidadãos e lembrá-los que alguns gestos como usar o preservativo, não misturar bebida e direção e evitar água parada, podem fazer uma grande diferença entre a vida e a morte. Basta conscientizarem e não descuidarem”, finaliza Dulcinéa.