Prefeitura reinaugura USF Planalto

04/02/2016

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, realizou na manhã de sexta-feira, 29 de janeiro, a inauguração da reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. João Grau Brigagão, no Jardim Planalto. Foram investidos mais de R$ 180 mil em recursos do Governo Federal e também próprios do município. "É com orgulho que inauguramos mais esta realização da administração municipal; aqui as condições para atendimento não eram adequadas, mas agora, com a reforma está como a população merece", disse a secretária de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso.

A solenidade contou com a presença do prefeito Rêmolo Aloise e dos secretários Cícero Barbosa (Ciência e Tecnologia), Regina Márcia Penha Pimenta (Educação), Ronaldo Antônio Bernardes (Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil), Rafael Gonçalves (Comunicação) e João Picirillo (Obras). Também prestigiou o evento Douglas Avelar, representando a diretoria Regional de Saúde de Passos e Fernanda Amorim, coordenadora do Serviço de Atenção Primária. Ainda acompanharam a solenidade a equipe médica e funcionários da unidade, servidores municipais de diversos setores da administração e a população.

A Unidade de Saúde João Grau Brigagão, também conhecida como USF Planalto, foi construída em 11 de outubro de 1999 e funcionava como Posto de Saúde e Ambulatório, atendendo especialidades de pediatria, ginecologia, obstetrícia e clínica médica. No ano de 2000 passou a funcionar como USF. A área de abrangência compreende os bairros Jardim Planalto, Jardim Ouro Verde e parte do Vila Formosa. Esses bairros têm uma história recente de formação e expandiram-se nos últimos 30 anos, devido principalmente à instalação do novo terminal rodoviário. São 1.028 famílias compostas por 3.235 pessoas que são atendidas pela USF Planalto. Ela possui oito micros áreas, tendo como característica a centralização da sede da USF.

A equipe da USF Planalto conta com uma médica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, oito agentes comunitárias de saúde, uma dentista, uma auxiliar de consultório dentário e uma auxiliar de limpeza. No local também funciona um Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), formado por uma fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo. "A saúde é a menina dos olhos desta gestão. O prefeito tem aplicado praticamente 45% de recursos próprios do orçamento municipal na Saúde, disse Dulcinéa. Ela citou ainda que, não conhece nenhum município que tenha feito tamanho investimento na saúde.

Em seu pronunciamento, o prefeito agradeceu a presença dos secretários e funcionários que estavam participando do evento. "É um prazer inaugurar esta reforma juntamente com vocês que têm me ajudado de maneira completa a administrar a cidade", declarou. Reminho comparou que, enquanto o município investe 44% de seu orçamento na Saúde, o Governo do Estado aplica somente 15%, sendo que parte dele é de saneamento básico. "Vamos continuar fazendo o melhor e não recuaremos" anuncia.

Quanto à reforma e ampliação da USF, o prefeito destacou que o município aplicou R$ 99.380,00 — enquanto que o Ministério da Saúde investiu outros R$ 83.620,00. "Temos no município 18 USFs, o Governo banca 40% das despesas e a prefeitura custeia 60%, são quase R$ 1 milhão por mês, mantidos com recursos próprios", acrescenta. O prefeito concluiu dizendo que, ainda neste ano, existem duas novas sedes de USFs para serem inauguradas. "Visitei estes locais, no Rosentina e no Verona, onde as obras estão mais adiantadas. Também temos a UPA que estamos fazendo e vamos inaugurar", enumera.

Ele lembrou ainda que, no final de 2015, foi inaugurado o Pronto Atendimento Pediátrico. "Nas outras secretarias temos várias ações, só na Educação foram criadas três creches e a quarta será inaugurada. Não temos nenhuma criança fora da creche e nem fora da escola. Se preciso for, faremos a quinta", acrescentou. O prefeito finalizou dizendo que o objetivo é fazer de Paraíso um polo de referência em Educação. "Estou chegando ao final de meu mandato e saio com a alma lavada e bem mais tranquilo do que nos meus mais de 20 anos na Assembleia. O que posso fazer e o que depende da minha caneta, eu faço", finalizou.