Dengue: Paraíso cumpre Portaria Ministério da Saúde

27/01/2016

Uma nota técnica conjunta do Sistema de Atenção Primária à Saúde (Saps) e Sistema de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Sveast), de número 001/2015, informa que devido ao crescente número de casos registrados de dengue e a possibilidade de ocorrência de casos de chikungunya e zika vírus, o Ministério da Saúde propôs um plano de trabalho com o objetivo de reduzir o índice de infestação por Aedes Aegypti para menos que 1% em todos os municípios brasileiros.

Para isso, o Estado de Minas Gerais enviou um plano de trabalho que prevê a intensificação das ações com visitas em 100% dos imóveis, através da inclusão dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), juntamente com os Agentes de Combate a Endemias (ACE), na vistoria dos imóveis.

Ao tomar conhecimento da Nota Técnica, a Secretária de Saúde se reuniu imediatamente com os coordenadores da Vigilância Epidemiológica e também representantes da Atenção Primária à Saúde de São Sebastião do Paraíso, buscando planejar as ações para o município. O primeiro ato foi reunir os 131 agentes comunitários para repassar as orientações da Nota Técnica, dentre elas, orientar a população sobre o agente transmissor, as doenças transmitidas e as formas de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do Aedes Aegypti; mobilizar a comunidade para desenvolver ações de prevenção e controle no combate ao mosquito; visitar os domicílios para informar a seus moradores sobre o agente transmissor e as doenças transmitidas e obedecer a seguinte rotina; vistoriar cômodos da casa, acompanhado pelo morador, para identificar locais de existência de larvas ou mosquitos; orientar e acompanhar o morador na remoção, destruição ou vedação de objetos que possam se transformar em criadouros de mosquitos; realizar a remoção mecânica dos ovos e larvas do mosquito, ou outras ações de manejo integrado de vetores definidas pelo gestor municipal; articular com a equipe de Atenção Básica e acionar o agente de combate a endemias e/ou equipe de vigilância quando houver necessidade de outras ações no controle vetorial.

Embora reconheça que esse serviço sobrecarregue os ACS, a secretária Municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, define como essencial a inclusão deles na luta contra a dengue: “Temos que ter em mente que dengue mata e não queremos perder essa batalha para um mosquito. Apesar do trabalho árduo e persistente dos agentes de combate a endemias, infelizmente as previsões para 2016 são que o número de notificações aumente, portanto, toda ajuda agora é válida e muito bem recebida. Acredito que o Ministério da Saúde e o Estado também pensem assim e, provavelmente, visando aproveitar o serviço oferecido pelos agentes comunitários de saúde, que já realizam as visitas diariamente, incluiu na rotina, a inspeção dos quintais e destruição de possíveis criadouros e focos do Aedes Aegypti. Aproveito para agradecer antecipadamente a todos os agentes pelo empenho, carinho e dedicação que estão cuidando da saúde da nossa população e consequentemente, da nossa saúde”.

Dulcinéa ainda comentou sobre a situação que o município deve enfrentar em 2016. “Como pudemos observar pela fala em rede nacional do ministro da Saúde, Marcelo Castro, a situação da dengue no Brasil será catastrófica, se não eliminarmos o mosquito. Por isso precisamos e devemos fazer nossa parte. A administração já está fazendo tudo que pode e desde segunda-feira, 18, os agentes comunitários de saúde aliados aos agentes de endemias, estão inspecionando as residências do município, a fim de evitar a proliferação do Aedes Aegypti. Essas visitas serão lançadas diariamente em um sistema nacional, que é alimentado por todos os municípios, para que tenhamos dados estatísticos e nos preparemos melhor para combater esse mosquito. Somente fazendo nossa parte e principalmente, evitando água parada, é que podemos acabar com o Aedes.” finaliza Dulcinéa.

Mais informações sobre Nota Técnica — Portaria GM 2121 de 18 de dezembro de 2015 que altera o anexo I da portaria GM 2488 de 21 de outubro de 2011. Resolução SES 5101 de 29 de dezembro de 2015. Nota técnica MS/SAS/DAB/CGGAB de 23 de dezembro descreve as ações de enfrentamento do Aedes e a nota técnica conjunta SAPS e SVEAST nº 001/2015 orienta a realização destas ações.