Notícias | + Listar todas
Artesãos de Paraíso visitam Feira no Expominas
08/01/2016
Artesãos de São Sebastião do Paraíso, Guaranésia e Guaxupé apoiados pelo Sebrae/MG participaram da 26ª Feira Nacional de Artesanato, realizada no período de 1 a 6 de dezembro. Os paraisenses foram incentivados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) e também pela Associação Feira da Estação da qual eles são integrantes. "Foi uma oportunidade maravilhosa, pudemos conhecer trabalhos interessantes de culturas indígenas, artesanato de todo o Brasil e até mesmo de outros países convidados", destaca Meris Hitomi Miyasaki Vieira, que reside em Paraíso.
Segundo estimativas dos organizadores, a exposição reuniu cerca de duzentas mil pessoas que passaram pelo Expominas atrás da magia e dos encantos do artesanato. Com o tema “Do Bronze ao ouro, do suor a superação, a alegria de um Brasil feito a mão”, a feira reuniu grande parte da diversidade do artesanato brasileiro. No evento puderam ser encontrados produtos artesanais de todas as regiões do Brasil como rendas, artesanato indígena, barro, cerâmica, papel reciclado, cestaria, tear, comidas típicas entre outros.
Conhecida por movimentar negócios na casa de R$ 90 milhões, incluindo lojistas, a FNA é uma ótima oportunidade para os artesãos realizarem vendas e fazerem contatos, além de participarem de consultorias voltadas ao empreendedorismo. De acordo com Érica Paschoini, chefe do setor de Elaboração de Eventos, Difusão Tecnológica e Treinamentos da Sedeagro, a iniciativa possibilita a abertura de novos horizontes para os artesãos locais. "Temos colaborado com este trabalho de inclusão e valorização dos artesãos paraisenses. Eles foram acolhidos e filiados na Associação Feira da Estação, tem participado de eventos viagens e visitas como ocorreu em Poços de Caldas e agora na Expominas e ao longo do ano teremos outros eventos para eles participarem", aponta.
De acordo com o artesão Álvaro Vieira, que foi ao Expominas, a visita foi positiva. "Tivemos um grande apoio da Lucilene do Sebrae e toda equipe da Sedeagro e foi uma experiência muito boa, vimos de tudo e registramos em fotos e vídeos", diz. Ele destacou a organização e a beleza do evento e anuncia que em 2016 poderá participar da Feira Nacional de Artesanato como expositor. "Fomos convidados a apresentar nossos trabalhos e já estamos nos organizando com o pessoal de Guaxupé e Guaranésia para montarmos um estande", antecipa.
Para a também artesã Meris Hitomi Miyasaki Vieira, a oportunidade da visita foi muito válida. "Conheci trabalhos de todos os estados do Brasil, trabalhos indígenas e até de outros países convidados como Paquistão, a Turquia e Argentina", destaca. Ela disse que nunca havia participado de exposição deste porte e ficou muito bem impressionada. "A variedade de produtos é grande, as pessoas param para ver é algo maravilhoso", define.
Além da organização para participar da Feira Nacional do Artesanato, no final do ano os artesãos paraisenses também participaram do Balaio Mineiro e de outros eventos, inclusive no interior paulista. "Ainda neste mês estamos participando com exposições que acontecem em Altinópolis, Santo Antônio da Alegria e Cássia dos Coqueiros", anuncia Álvaro.