Clube de Xadrez é instalado na Arena

08/01/2016

O Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso já está instalado em nova sede na Arena Olímpica. A Secretaria Municipal de Esporte conseguiu a liberação de uma sala no ginásio onde foi montado o espaço para que os enxadristas possam se reunirem diariamente visando a formação de novos jogadores, descoberta de novos talentos e a preparação para competições entre outras atividades. "Estamos apostando na retomada das atividades com a criação da sala e também queremos ampliar o projeto Xadrez nas Escolas que foi retomado na cidade", acrescenta o secretário de Esporte, Tomás Martins.

Desde o dia 20 de dezembro a comunidade enxadrística paraisense está em festa. Nesta data  foi inaugurada a sede própria do Clube de Xadrez de Paraíso. O espaço foi montado na Arena Olímpica João Mambrini e conta com amplo espaço e estrutura física fornecidas pela Prefeitura. "Sou apaixonado pelo xadrez que é uma atividade que já deu vários títulos e campeonatos da modalidade para a nossa cidade, somos oito vezes campeões mineiros, através dos Jogos do Interior de Minas (Jimi), temos Olimpíadas Escolares e conquistas em vários torneios, além de revelarmos grandes nomes para o esporte", destaca o secretário.

Para que o espaço fosse viabilizado, foi fundamental a ajuda do enxadrista Thales Braghini. Foi ele quem adquiriu mesas, cadeiras, tabuleiros, relógios, peças e livros para a montagem das instalações do clube. "Era um sonho do pessoal ter este espaço e, a partir do momento que foi liberado, toda a comunidade abraçou a causa e agora temos o prazer e a alegria de termos este local para brincar, promovermos torneios, treinarmos para as competições e formar novo talentos", diz Thales que está prestes a se tornar um Grande Mestre de Xadrez. Ele destaca que, desde a inauguração, a casa está sendo muito bem frequentada. "Temos promovido alguns torneios internos nestas primeiras semanas e já é uma preparação para realizarmos outras competições com jogadores de outras cidades", antecipa.

Conforme o também enxadrista, professor e Mestre nacional, Gerson Peres Batista, "a Arena é a casa do esporte e por ser um local centralizado ajuda muito para que o pessoal participe das atividades que estão sendo realizadas diariamente", acrescenta. Ele lembra que todo sábado, a partir das 16h, o pessoal se reúne para a disputa de torneios internos. Gerson recorda que durante a inauguração foram reunidos cerca de 30 participantes, além de seus familiares em evento que contou coma presença do Mestre Internacional Iago Santiago.

Gerson cita que Paraíso foi pioneiro e modelo para diversas cidades de todo o País com o Projeto Xadrez nas Escolas.  "Iniciamos em 1994 e prosseguimos até 2008. Só agora retomamos em outubro, através de quatro professores que passaram por processo seletivo e atuaram em quatro escolas. A intenção é ampliarmos gradativamente", completa. A proposta também é defendida pelo secretário Tomás Martins, que confirmou estar em entendimentos com a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino. "A intenção é reativar o projeto nas escolas municipais e estaduais, nós já temos esta tradição, é algo que contribui para a formação cidadã; teremos oportunidade de formarmos mais talentos e nomes de destaque para o xadrez", completa.