Caps faz palestra de prevenção para pais, professores e alunos

08/12/2015

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) promoveu no dia 19 de novembro uma palestra no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Otília Amaral Soares (Jardim Planalto) para pais, alunos e professores. O tema abordado pela coordenadora Eliane Matheus Bonfante foi a prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

A palestra teve o intuito de promover um diálogo aberto e reflexivo sobre o tema. A participação dos presentes foi extremamente rica e contribuiu para um espaço de trocas de saberes e esclarecimento de dúvidas. Prevenir o uso indevido de drogas constitui ação de inquestionável relevância nos mais diversos contextos sociais: escola, família, comunidade, dada a complexidade da questão e os prejuízos associados ao abuso e à dependência de substâncias psicoativas.

Eliane enfatizou sobre os fatores de risco e os de proteção que levam ou que reduzem a probabilidade do abuso de drogas, para que os pais e professores fiquem atentos e possam intervir adequadamente em cada caso.

Foi enfatizado ao longo da palestra que, quando a pessoa encontra-se dependente do álcool ou outras drogas, deve buscar acompanhamento especializado. O município de São Sebastião do Paraíso conta hoje com equipes multidisciplinares nos Caps preparadas para o tratamento da dependência de substâncias psicoativas.

Considerando o impacto que o uso destas substâncias tem na sociedade moderna, ações e produção de conhecimento na área se tornam fundamentais. A literatura direcionada ao assunto demonstra como é importante atuar de forma intersetorial sobre a temática, tendo em vista que os problemas relacionados ao consumo de drogas não são somente uma questão de saúde pública, mas envolvem vários setores, como saúde, educação, assistência Social, dentre outros. Há evidências que demonstram o impacto causado pelo consumo de substâncias por crianças e adolescentes (fases iniciais do desenvolvimento humano), portanto, é imprescindível o trabalho com ações preventivas direcionadas a essa população.

fotos: Divulgação