Notícias | + Listar todas
Caps realiza palestra para comemorar Novembro Azul
08/12/2015
Depois do Outubro Rosa, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, a campanha “Novembro Azul” ganhou força em São Sebastião do Paraíso com o objetivo de promover o combate do câncer de próstata, incentivando os homens à realização dos exames. Com esse intuito, no dia 26 de novembro, o médico Maik Lucarini Bueno foi convidado a realizar palestra para os frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para abordar a prevenção do câncer de próstata.
A palestra contou com a presença de 80 pacientes dos Caps Paraíso e Vitória, e também os profissionais de ambas as equipes. Com o crescente aumento das campanhas educativas realizadas por diversos movimentos durante o Novembro Azul e também o esforço da mídia no combate ao câncer de próstata, felizmente o homem está cada vez mais buscando orientação, realizando seus exames e consequentemente, se prevenindo.
Como surgiu o Novembro Azul
Sua origem se deu na Austrália no ano de 2003, em aproveitamento às comemorações do dia mundial de combate ao câncer de próstata, data comemorada no dia 17 de novembro.
Em muitos países, o Novembro Azul é marcado por inúmeras reuniões entre homens, sempre tratadas com seriedade e ao mesmo tempo muito bom humor, nas quais alguns deles aderem ao cultivo de grandes bigodes, símbolo do movimento, para discutirem sobre assuntos relacionados à saúde masculina, como câncer de próstata, nos testículos, depressão em homens, e bem-estar.
O mês de novembro também é marcado pelo Dia Internacional do Homem, comemorado no dia 19. A prática teve início em 1999 em uma iniciativa do médico Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
É BOM SABER:
Qual é a função da próstata?
A próstata é a glândula responsável pela produção de cerca de 70% do líquido seminal, e está ligada à fertilidade masculina.
Qual a relação entre a próstata e a ereção?
Diretamente, nenhuma. A ereção do homem depende de fatores como secreção da testosterona, aporte sanguíneo satisfatório e condução adequada dos impulsos nervosos.
Qual é a chance de um homem ter câncer de próstata?
Cerca de 10% dos homens após os 50 anos de idade desenvolvem a doença. Conforme o envelhecimento, as chances crescem, podendo acometer 50% dos homens aos 75 anos.
Existe algum exame que substitua o toque retal?
Não, nenhum outro exame consegue o diagnóstico com a mesma eficácia, que a palpação digital, pois o câncer de próstata pode ficar em área endurecida, região facilmente acessível ao toque retal.
Quanto tempo demora o exame de toque retal?
Cerca de 10 segundos são suficientes para que o médico busque regiões irregulares na próstata.
O que é o exame PSA?
É um exame de sangue específico que verifica o antígeno prostático específico. Quando o PSA é aumentado, existem chances do paciente ter o câncer de próstata.
Qual a diferença entre tumor benigno e câncer?
Tumor significa o crescimento exagerado e desordenado das células, que pode ser benigno ou maligno. Quando benigno, ele pode causar a compressão de órgãos vizinhos de onde foi detectado, mas raramente acomete o estado geral do paciente. Quando o tumor é maligno significa que é um câncer e tem capacidade para disseminar para outros órgãos, quando acontece a metástase.
É possível que meu câncer nunca cresça?
Sim, isso acontece quando o tumor é chamado de "câncer indolente". Nessa situação, o médico pede repetição de biópsias com intervalos determinados, para ter certeza que o câncer não evolui.
Existem vacinas contra o câncer de próstata?
Não há na medicina ainda uma vacina contra esse tipo de doença. Alguns pesquisadores tentam desenvolver esse procedimento usando as próprias células tumorais, mas ainda sem sucesso.
fotos: Divulgação