Escolas de Tempo Integral fazem encontro na Casa da Cultura

08/12/2015

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na quinta-feira, 3, o 1º Encontro de Educação das escolas de Tempo Integral. O evento foi na Casa da Cultura e reuniu diretores, professoras, coordenadoras e alunos da rede municipal de ensino que trabalham e frequentam as atividades do programa. Além de apresentações teatrais e musicais, também ocorreu uma exposição dos materiais e produtos artesanais confeccionados pelos estudantes durante as aulas.

O programa de educação em tempo integral é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2014. O projeto é realizado em dez escolas municipais e envolve 13 turmas que abrangem aproximadamente 300 estudantes. Além de matriculados no ensino regular, os alunos integrantes do projeto participam de mais uma carga horária onde são desenvolvidas diversas atividades.

Conforme a secretária municipal de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta, todas as atividades desenvolvidas estão de acordo com a matriz curricular, contemplando os macrocampos como acompanhamento pedagógico, cultura e arte, esporte e lazer, cibercultura, segurança alimentar e nutricional, educação socioambiental, além de direitos humanos e cidadania. "Este projeto é a nossa menina dos olhos, por ser algo que temos, gostamos muito e não queremos perder", comenta. Iniciado em 2010, o programa foi expandindo gradativamente e atualmente está presente em 100% das escolas municipais, sendo que em algumas escolas o programa abrange duas turmas, com aulas de manhã e à tarde, sempre em horário contrário ao período normal dos estudos.

A secretária destacou as atividades desenvolvidas enfatizando a riqueza da produção artesanal, o aprendizado em atividades multidisciplinar. "Quanta coisa boa foi ensinada e o quanto eles aprenderam pode ser observado nos resultados do programa realizado até aqui. É muito gratificante saber o quanto nas escolas este projeto já vem apresentando resultados antes inimagináveis. Muitos estão se destacando por suas habilidades adquiridas", destaca.

Regina Márcia disse ainda que o sucesso do programa deve ser creditado ao trabalho da equipe coordenado por Elisângela Marques Teixeira Rabelo, juntamente com  Marta Vilas Boas Coimbra e Delma Andrade. As três receberam homenagens e brindes dos alunos da Escola Municipal Campos do Amaral. "Foi um ano de muitas realizações o foco é ofertar uma educação de tempo integral com formação no ser humano e só temos a agradecer o empenho dos professores que tanto se dedicaram em suas atividades, e também o apoio incondicional que tivemos da nossa secretária", disse.

Ela acrescentou que existe um encantamento geral com o projeto. "Cada dia estamos fazendo algo diferente, correndo atrás de alguma coisa, mas hoje quando estamos todos aqui reunidos vendo estas apresentações é que temos a dimensão do trabalho realizado e temos a sensação e a certeza do dever cumprido, com os trabalhos realizados de acordo com o macrocampo e nas atividades interdisciplinares", conclui.  A escola de tempo integral possui grade com 25 módulos semanais com carga de 833 horas distribuídas em 200 dias e 40 semanas letivas.

Durante as apresentações dos alunos, vários trabalhos como a rádio escolar realizado na E.M. Ibrantina Amaral. Também foi criada na E.M. Alice Naves uma logomarca da Educação em Tempo Integral. Diversos números teatrais e musicais foram exibidos, como a paródia "Pra ver se cola", "Doze coisinhas à toa que nos fazem felizes", "A ovelha de Maria", "O Pássaro sem cor", "Valeu, amigo", "Em tua família permanecerá o amor", "Doki Doki", "O bicho homem" e "Chapeuzinhos Especiais".

fotos: Gustavo Cezarino