Prefeitura inaugura Pronto Atendimento Pediátrico

08/12/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou na manhã de segunda-feira, 30, o Pronto Atendimento Pediátrico. A iniciativa, conforme disse a secretária municipal de Saúde e Ação Social, Dulcinéa de Freitas Barroso, é proporcionar um atendimento ainda mais digno e humano à população infantil. "É um local mais aconchegante e que foi preparado com muito carinho para melhor servir nossas crianças e seus responsáveis. É mais um sonho que se torna realidade", definiu. O prefeito Rêmolo Aloise destacou que a unidade será modelo e referência. "Que esse local sirva de exemplo regional, e até de modelo para todo Estado. Certamente, ao longo do nosso mandato teremos mais inaugurações e mais benefícios na saúde", anunciou.

O evento de inauguração foi marcado pela presença de representantes da administração em todos os seus escalões como secretários, chefes de departamentos, diretores e funcionários em geral. Também estavam presentes os vereadores Marco Antônio Vitorino, Jesu Araújo, Valdir Donizete do Prado e Ailson Nascimento (Beto da Guardinha). Integrantes da comunidade e dirigentes escolares, instituições sociais e clubes de serviços também compareceram e prestigiaram a inauguração.

Durante pronunciamento a secretária de Saúde destacou a importância do serviço. O local terá várias instalações como recepção, sala de observação, sala de emergência, dois consultórios de atendimento entre outras repartições. "Um plano de governo é desenvolvido para ser cumprido durante os quatro anos da gestão. Muito já foi feito e aqui é mais um local para bem atender a população", disse. O Pronto Atendimento Pediátrico contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e o atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, no período de 7h às 22h.

Dulcinéa ainda apresentou um resumo das principais ações já desenvolvidas por sua Secretaria desde o início da administração. Ela citou a implantação do Plantão Odontológico, do serviço de transporte: Passageiros da Saúde, entre vários outros. "Já realizamos mais de 1.200 ressonâncias, tivemos dois mutirões oftalmológicos com cinco mil atendimentos e cerca de 1.500 cirurgias, desmembramos as Unidades de Saúde da Família da Estação e Vila Mariana, realizamos feiras de adoção de cães, reformamos o canil, automatizamos o Laboratório Municipal e hoje os exames de sangue são realizados no dia seguinte da consulta e também melhoramos nossa frota”, enumera Dulcinéa.

A secretária destacou ainda a transferência do setor de Fisioterapia para um local mais amplo, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), oferta de serviços em várias especialidades antes inexistentes, realização de três mil exames de ultrassom por mês. "Implantamos o CAPS AD, criamos um Centro de Diagnóstico (CAD) e estamos iniciando o CAPS Infantil. Em todas as Unidades de Saúde temos médicos, inclusive com profissional volante para cobrir as faltas, atestados e férias", acrescenta. Ela destacou também a contratação de mais profissionais, efetivação de funcionários e oferta de lanche para pacientes que fazem transporte fora do domicílio.

Conforme o prefeito, somente no ano passado, houve a aplicação orçamentária de 45% da arrecadação na Saúde. "É previsto por lei 15%, por isso desafio apontar qual prefeitura fez mais do que nós", enfatizou. "O atendimento de pediatria acontecia praticamente num porão, era vergonhoso. Aqui proporcionaremos mais dignidade e conforto aos pacientes. Faremos muito mais, porque saúde não tem preço", acrescentou. Reminho antecipou ainda que, semana que vem, haverá nova inauguração na Saúde e deixou claro: "esta é a marca da nossa administração".

A coordenadora do Pronto Atendimento Pediátrico, Cristiele Alves, acrescentou que, em nome de toda a equipe, deseja as boas vindas a todos. "Preparamos tudo isso com muito carinho, pensamos em cada detalhe deste estabelecimento, visando sempre o bem estar das crianças que aqui serão atendidas. Agradeço a todos que contribuíram para que este sonho se tornasse realidade", comentou. O médico Maik Lucarini Bueno destaca que o novo espaço oferecerá melhores condições de atendimento em todos os sentidos. "Ganha a comunidade e os profissionais que, por terem um local de trabalho condizente e sem contato com outros pacientes, evita outras doenças, além de mais conforto e melhores condições para a prestação de serviço, de forma mais digna e mais humana a população, principalmente as crianças. Aqui é uma referência de tratamento de saúde da criança", finaliza.

fotos: Gustavo Cezarino