Luta contra Aids: Paraíso organiza atividades

08/12/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, programou diversas atividades para comemorar o dia Mundial de Luta contra a Aids. Embora o dia oficial seja 1º de dezembro, os eventos no município começaram na segunda-feira, 23 de novembro e se estendem até sexta-feira, 4 de dezembro.

O setor responsável pela organização das atividades é o Ambulatório de Infectologia que, assim como nos anos anteriores, intensifica ainda mais nesse período as atividades de conscientização e orientação à população.

Em 2015 foram realizadas várias palestras e orientações nas escolas e empresas do município, também nas Unidades de Saúde da Família, além do Ambulatório Municipal e o Tiro de Guerra. A distribuição de preservativos é constante nas USFs, ambulatório, Pronto Socorro e nos setores administrativos da Prefeitura.

Desde segunda-feira, 23, o Ambulatório de Infectologia está trabalhando em horário especial para a realização do teste rápido do HIV, sendo que no período de 23 a 27 de novembro, o horário de atendimento é das 7h às 16h, sem intervalo para almoço. Já nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, a equipe atenderá das 7h às 18h e de 2 a 4 de dezembro das 7h às 17h, sem intervalo para almoço.  Em todas as Unidades de Saúde da Família serão realizadas atividades na sala de espera durante o período de comemoração do dia Mundial de Luta Contra Aids e, na terça, 1º de dezembro, uma equipe da Infectologia estará na Praça da Matriz, das 9h às 16h, orientando e esclarecendo as dúvidas da população.

Além de procurar o Ambulatório de Infectologia para fazer o teste de HIV, que é rápido e sigiloso, lá o cidadão também poderá obter diversas informações e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de poder retirar, gratuitamente, preservativos femininos ou masculinos.

Embora exista intensificação das atividades da Infectologia no Dia Mundial de Luta contra a Aids e também próximo ao carnaval, é válido lembrar que o Ambulatório de Infectologia trabalha o ano inteiro na prevenção, conscientização e orientação das DSTs e Aids, e atende aos cidadãos das 7h às 11h e das 13 às 16h, de segunda a sexta-feira, à Rua Placidino Brigagão, 1.230, centro.

fotos: Divulgação