Escola de Termópolis é premiada em concurso

25/11/2015

A Escola Municipal de Termópolis foi uma das oito unidades de ensino do estado de Minas Gerais premiadas no concurso “Roteiro de Quadrinhos — Turma do Chuá”, promovido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) do ano passado. Dentre 600 municípios participantes, a escola foi representada pela aluna Tayná Aparecida Eugenio, que elaborou o roteiro intitulado “Gente consciente, água o suficiente!”, sob a coordenação da professora de Ciências, Rosana de Fátima Duarte.

O concurso tem como objetivo identificar e premiar ideias criativas e enredos de histórias em quadrinhos com temas relacionados à importância do esgotamento sanitário e da preservação ambiental, e podem participar alunos do 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo o Estado de Minas Gerais, por meio da elaboração de roteiro envolvendo as aventuras dos personagens da Turma do Chuá, que são os agentes no programa de educação sanitária e ambiental da Copasa. As histórias devem abordar, principalmente, as áreas de preservação dos rios e mananciais, de reciclagem e de tratamento de esgoto.

Para coroar a vitória obtida, a escola recebeu no dia 6 de novembro, a presença dos personagens da Turma do Chuá, animando os alunos com o “Dia da Turma do Chuá na Escola”, com atividades culturais, recreativas e educativas, jogos e brincadeiras. No evento, estiveram presentes o vereador Valdir Donizete do Prado, representando o prefeito Rêmolo Aloise, a secretária municipal de educação, Regina Márcia Penha Pimenta, as assessoras pedagógicas responsáveis pelo ensino fundamental — anos finais da rede municipal, Marília de Souza Neves e Ana Paula de Brito Pelucio, o gerente da Copasa do distrito do sudoeste mineiro, Flávio Florentino Bócoli e Rose Pimenta de Carvalho Nascimento, representando a comunidade de Termópolis, além de professores e alunos da escola campeã.

Por meio de estratégias diversificadas, a Turma do Chuá despertou a atenção dos alunos para as questões ambientais, promovendo entre eles uma competição educativa que consistia em perguntas referentes ao tema abordado, encenando, também, situações cotidianas, como, por exemplo, o desperdício de água durante a escovação de dentes, a lavagem de carro e calçadas com mangueiras, a fim de conscientizá-los a respeito dos cuidados que cada indivíduo precisa ter com o ambiente que nos cerca. À medida que as atividades ocorriam, os alunos que acertavam as respostas, ganhavam brindes.

Durante o evento, todos os alunos e convidados receberam a revistinha “Turma do Chuá” edição 2015, contendo os roteiros selecionados por uma comissão de profissionais das áreas de Comunicação/Publicidade, Psicologia e Biologia, adaptados e ilustrados, divulgando os nomes dos alunos e escolas vencedoras. A escola recebeu o troféu Turma do Chuá e a doação de material educativo do programa para sua biblioteca. A aluna vencedora ganhou, além de troféu, um kit educativo.

Segundo a diretora da Escola Municipal de Termópolis, Elizete Carvalho Gonçalves de Aguiar, a premiação motiva os demais alunos a se empenharem na escrita, comprometendo-se em cuidar da água e do meio ambiente. “Estamos muito felizes com esta vitória, com este dia repleto de atividades que proporcionam conhecimento de maneira lúdica, e continuaremos participando do Projeto Chuá”, relata.

Para a secretária Regina Márcia, o concurso representa a oportunidade dos alunos, bem como toda a comunidade escolar, conscientizarem-se de que é preciso mudar as atitudes em relação ao meio ambiente, refletindo sobre o uso adequado da água, esgotamento sanitário e sustentabilidade. “Ficamos muito satisfeitas em ter uma escola da rede municipal premiada dentre tantas concorrentes. Isso significa que nossa equipe tem realizado um trabalho de qualidade, voltado às questões que permeiam nosso dia a dia”.