Organizadores e participantes já pensam na Destec-HF 2016

20/11/2015

Ao término da realização da  1ª Feira de Desenvolvimento Tecnológico em Hortifrúti (Destec-HF) de São Sebastião do Paraíso, as opiniões dos organizadores e participantes são de que o evento superou as expectativas e foi um grande sucesso. "Tivemos o que existe de melhor no setor em termos de tecnologia, um público excelente, palestras e experiências brilhantes", comemorou o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Westin. Mesmo antes de sair o balanço oficial, já se fala em uma realização do evento ainda maior no próximo ano com mais dias de duração e novas atrações e oportunidades para o setor de hortifrutigranjeiros.

Conforme o pesquisador Paulo Estevão Cruvinel, da Embrapa Instrumentalização, de São Carlos (SP), a Destec-HF é um evento pioneiro que apresenta um momento importante para a região e o Brasil. "Fico agradecido pelo convite e, mais do que isso, saio daqui com a melhor impressão por ver desenrolar um serviço de alta qualidade, muito bem organizado, com uma agenda precisa", anuncia.  Ele acredita que a feira trará consequências muito positivas “como parte dos resultados do que foi desenvolvido, não só em nível do diálogo e das interações das pessoas que passaram por aqui no dia de hoje", complementa.

José Maria Monteiro Sigrist, pesquisador científico do Instituto de Tecnologia de Alimento (Ital Campinas) abordou sobre o tema alimentos minimamente processados e destacou a realização da feira. "É um evento muito importante, mesmo sendo o primeiro, porque trouxe muitos participantes da região interessados, várias empresas, é um trabalho que poderá crescer muito nos próximos anos", avalia. Em sua palestra ele falou sobre a atividade de pós colheita dos alimentos e as possibilidades de agregar valor aos produtos. "É uma atividade que gera renda, saúde e muitas perspectivas positivas para o setor", disse.

Representante da empresa Hidrofert Agriscience, que atua no ramo de nutrição vegetal, Márcio Borali, enfatizou que a feira é uma iniciativa excelente para o desenvolvimento local e regional. "O balanço que faço é extremamente positivo, os produtores atenderam ao chamado, vieram descobrir e buscar novas informações para melhorar a qualidade da suas atividades", ressaltou. Valdecir Severino Costa é administrador de uma fazenda no município e disse que o evento deverá abrir novos horizontes. "Vim para observar e a gente acaba aprendendo bastante novidades, é um incentivo bom para quem está pensando em entrar na atividade".

O feirante Antônio Donizete de Oliveira destaca que ele e os colegas só tem a agradecer a Sedeagro pelas oportunidades. "Desde que iniciou este trabalho surgiram muitos cursos, treinamentos, capacitações e tudo isso tem ajudado muito aos produtores a melhorar a produção e comercialização de seus produtos. Para o presidente da Associação dos Produtores de Horticultura de Paraíso (Aprohort), Luiz Moreira, a 1ª Destec foi um grande sucesso. "Tivemos muita gente presente, produtores locais e da região todos em busca de mais conhecimento, certamente o setor tem muito espaço para crescer, acredito que estamos no caminho certo de empreender e buscar resultados positivos", afirma.

No encerramento das atividades o diretor da empresa Tudo Verde Consultoria, Henry Pimenta, parceiro da Sedeagro na organização da feira, disse ter ficado extremamente feliz com o andamento da 1ª Destec-HF. "Estamos trabalhando na junção de forças e assistência técnica, temos este projeto piloto, estamos criando e não copiando, mas é possível mostrar para a região que é possível adquirir conhecimento e realizar bons negócios. Vamos continuar com esta proposta de trabalho", aponta.

De acordo com o secretário Mauro Westin, existe a possibilidade de no próximo ano a feira se tornar maior em termos de tempo de duração. "Vamos trabalhar esta questão pois, é um evento que nasce bem, existe a tendência de crescimento e vamos trabalhar para que ela tenha continuidade", observa. Ele informou que nos próximos dias será feito um balanço completo sobre o evento. "A partir de então faremos o planejamento para 2016, as datas mais adequadas que atendam as necessidades das empresas e dos produtores", finaliza.

fotos: Gustavo Cezarino