Guardinha comemora 92 anos de emancipação

20/11/2015

Os 92 anos de elevação a distrito foi comemorado com bastante intensidade pela população de Guardinha durante o final de semana. A prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu o desfile cívico e também várias outras atividades de lazer para a comunidade. "A gente passou muito tempo esquecido aqui e, pelo menos agora, estão fazendo alguma coisa para nós", disse a moradora Joana Darc da Silva, durante a distribuição do bolo de 15 metros que foi oferecido à população.

As festividades tiveram início no sábado, 14, com a realização do desfile cívico, na Praça José Alves de Souza Faleiros. O evento contou com a presença dos vereadores Aílson Aparecido Nascimento (Beto da Guardinha) e Valdir Donizete do Prado, que representou o prefeito Rêmolo Aloise; Regina Márcia Penha Pimenta, secretária municipal de Educação;  Tomás Salviano Martins, secretário de Esporte e Cícero Barbosa, secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, além de Cinara Soares Caetano Vanoni, diretora do Departamento de Cultura.

As apresentações foram iniciadas após a execução do Hino Nacional e também do Hino de Guardinha com o desfile do Tiro de Guerra 04.025 de São Sebastião do Paraíso. Na sequencia vieram os alunos da Escola Municipal Francisco Daniel e do Centro Municipal de Educação Infantil frei Bruno Rodrigues. Também participaram integrantes da escola de tempo integral, do programa de Educação Ambiental Campo Limpo, da Guarda Ambiental Mirim, do projeto MostraEduca, sendo encerrado com participação dos garotos que participam do projeto Sou 10 na Escola.

Na sequencia, na tenda montada ao lado da igreja matriz, a comunidade se reuniu e cantou parabéns ao distrito. Com apoio de integrantes do projeto Vida Ativa, foi confeccionado um bolo de 15 metros que foi servido à população. Conforme o cabo PM, Robson Augusto Domingos, técnico da Polícia Ambiental "não é em qualquer lugar que se vê uma festa tão bonita como esta", disse. Ele destacou que se sente feliz em participar do evento. "Sabemos que, não só a população urbana merece esta atenção, e o projeto no distrito teve o apoio das autoridades. Agora é hora de homenagear e parabenizar a comunidade pelos 92 anos de desenvolvimento", disse.

A secretária de Educação, Regina Márcia, destacou que percebeu no desfile o grande amor das pessoas pelo distrito. "É um momento muito importante para a formação dos alunos, e valorização das pessoas enquanto cidadãos, todos estão de parabéns", completou. Para José Paulo Alves, que é morador de Guardinha, "o desfile e a festa foi um presente, a população merece e precisa cada vez mais do apoio e do incentivo. Precisamos de mais emprego e principalmente do asfalto até Paraíso, seria o maior presente de todos", completou. Ainda no sábado, à noite, também foi realizado na praça um show com a dupla Pedro Henrique e Paulo César.

Já no domingo a programação festiva teve continuidade com a realização de uma corrida de mountain bike, rua de lazer, descerramento de placa na Praça de Esportes, denominada de vereador Jaime Batista de Souza. Também foi celebrada uma missa de ação de graças na Igreja do Senhor Bom Jesus. O encerramento das festividades ocorreu com as disputas de partidas de futsal entre equipes de Guardinha e Paraíso, além de futebol entre Guardinha e o time do América de Monte Santo de Minas.

fotos: Gustavo Cezarino