Palestras e exposição marcam 1ª Destec-HF

16/11/2015

A 1ª Feira de Desenvolvimento Tecnológico em Hortifruti (Destec-HF) reuniu centenas de pessoas desde às 7h30 de quinta-feira, 12 de novembro, no Parque da Serrinha em São Sebastião do Paraíso. O evento teve o objetivo de apresentar novas perspectivas para o setor. Na parte da manhã foi realizada a primeira palestra com a participação especial de representantes da Embrapa Instrumentação, de São Carlos (SP) que também realizou demonstrações de tecnologias aplicadas ao setor. No período da tarde, mais uma palestra abordando a questão dos produtos minimamente processados.

Durante a abertura do evento o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Westin, saudou os participantes da feira e destacou a importância do encontro. Ele falou sobre o crescimento do setor no município que já atende a demanda interna e demonstra potencial para desenvolvimento. "Estamos aqui ao lado das empresas parceiras tratando de questões como irrigação, processamento, embalagens e outros aspectos como, por exemplo, o processamento dos alimentos que são questões relacionadas à realidade dos nossos produtores atualmente", comentou.

O secretário ainda falou do apoio oferecido aos produtores através da Prefeitura, anunciando que o Programa de Fomento a Horticultura (PFH) já forneceu 3,5 milhões de mudas através da estufa que criada. "Também estamos trabalhando para ofertar assistência técnica aos produtores diante desta nova atividade instalada e queremos melhorar a infraestrutura de atuação para estas 130 famílias e produtores que participam conosco; ainda temos muito o que fazer", declarou.

Representando a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), o engenheiro agrônomo João Bosco Minto destacou que pela participação e interesse dos produtores, a feira demonstra que tem condições para crescer. "Ela não ficará em apenas uns dias, certamente evoluirá para dois ou três", acrescenta. O diretor da Via Verde Consultoria, Henri Pimenta, aponta que "hoje é um da especial para o setor com a realização deste evento que nasceu como um filho e que será uma oportunidade para a busca do conhecimento e realização de bons negócios", anuncia.

Pela Embrapa Instrumentação, o agrônomo Paulo Estevam Cruvinel ressaltou que a agricultura representa 37% da força da economia nacional e tem uma relevante contribuição para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. "Temos este projeto piloto aqui em Paraíso que deve ser encarado como modelo, numa grande iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, com apoio total da Prefeitura. Aqui está sendo trabalhado a questão do hortifrutis que tem um grande diferencial se observado aspectos como a qualidade dos alimentos, a saúde da população é um momento pioneiro", disse.

Na palestra do período da tarde, o pesquisador científico José Maria Sigristi do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) falou sobre "Produtos minimamente processados". A 1ª Destec-HF contou ainda com a participação de representantes da Câmara Municipal, Copasa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e  Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O evento teve a parceria de órgãos como a Associação Comercial, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, Coopercitrus, Syngenta, Casa das Sementes, Salomax, Gota Certa, Zanatta, Bayer, Abipack, Topseed, Embrapa e Ital.

fotos: Gustavo Cezarino