Paraíso receberá R$ 40 mil para projetos culturais

13/11/2015

Dois projetos fomentados pelo Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso através da Oficina de Elaboração de Projetos: Edital Fundo Estadual de Cultura, foram contemplados. O município receberá uma verba de R$ 40 mil para as duas propostas que são ligadas ao setor de congada e o outro da Academia Paraisense de Cultura. "Este é resultado de um trabalho que realizamos em conjunto com artistas e comunidade envolvendo vários projetos. Continuamos disponibilizando o atendimento para novos projetos com a abertura de editais dos segmentos artísticos culturais", assegura a diretora de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni.

Em toda Minas Gerais, foram selecionados 230 propostas culturais de 140 municípios que vão receber a distribuição dos R$ 7,5 milhões disponíveis pelo Fundo Estadual de Cultura. A aprovação dos projetos teve como critério o mérito de cada proposta e, principalmente, que todas as regiões do Estado fossem atendidas. Com isso, os 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais foram contemplados.

A seleção dos projetos aprovados é feita pela Secretaria de Estado de Cultura, em conjunto com as Câmaras Setoriais Paritárias, que analisaram os trabalhos inscritos. De Paraíso consta o repasse de R$ 12 mil para a Academia Paraisense de Cultura (APC), com o projeto "30 anos". A Associação Paraisense de Defesa do Folclore (APDF) terá R$ 28 mil com o desenvolvimento do projeto Webserie Geração Congoweb.

Conforme a diretora municipal, o resultado é atribuído ao trabalho de equipe. "Todos atuaram em parceria e com dedicação, através de uma proposição da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, que possibilitou que nós do departamento fizéssemos este trabalho com a comunidade local", esclarece. Cinara que é facilitadora habilitada pelo Ministério da Cultura, conduziu oficinas e auxiliou os interessados na elaboração dos projetos.

Ela salientou que o departamento continua atendendo aos interessados. "Não vamos parar, pois, nosso objetivo é conquistar parcerias através dos diversos editais culturais para a valorização e reconhecimento dos artistas, em suas diversas linguagens, aquelas que destacam a identidade cultural paraisense", ressalta. As pessoas interessadas em desenvolver um projeto cultural, buscar patrocínio e recursos do governo estadual e federal podem solicitar informações junto ao Departamento de Cultura da Prefeitura. "Esta foi a primeira vez que o município foi contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura e estamos à disposição para assessorar e ajudar a fomentar as atividades culturais do nosso município através de captação de recursos. Vale ressaltar que nesta gestão, Paraíso conquistou várias premiações em projetos culturais como Projetos de Educação Patrimonial IEPHA  por dois anos consecutivos e Lei Estadual de Cultura, completa Cinara”.