Secretaria de Educação homenageia professores

06/11/2015

A segunda-feira, 19 de outubro, foi marcada por um evento especial realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no Teatro Sebastião Furlan, em São Sebastião do Paraíso. A data foi destinada à realização de homenagens aos professores e servidores da rede que, de acordo com a secretária Regina Márcia Penha Pimenta, exercem função de muita responsabilidade na formação da sociedade e merecem ser tratados com todo o respeito. Durante o dia, em dois períodos, o teatro ficou lotado para homenagens, apresentações musicais e teatrais dedicadas aos educadores.

De acordo com Regina Márcia, o Dia do Professor não é somente em 15 de outubro, mas é uma lembrança que deve ser permanente, todos os dias. "O professor tem a responsabilidade de formar o homem para uma vida melhor, por isso queremos registrar os parabéns a todos que fazem parte desta estrutura, toda equipe da secretaria de Educação", aponta. Ela disse que a iniciativa de promover este dia de homenagens foi de fazer tão somente uma singela homenagem à categoria.

As dependências do Teatro ficaram tomadas em todos os seus lugares e também nos corredores laterais de professores e demais funcionários que atuam nas escolas, centros de educação infantil e creches municipais. Além das palavras de incentivo da secretária, foram apresentados números musicais com professores que atuam no setor. Em seguida houve homenagem aos professores Kênia Cristina Nogueira Rodrigues, Elisângela Marques Teixeira Rabelo, Elenir Aparecida de Oliveira Novais  e Artur dos Santos Gomes, que foram destaques em concursos e tiveram seus projetos desenvolvidos em sala de aula premiados. Um dos momentos de muita descontração foi a apresentação da peça teatral que enfocou o cotidiano de uma escola e os personagens que nela trabalham.

Para  Regina Célia Nunes, que tem 22 anos como professora, o período é de muita experiência acumulada: "Considero todo este tempo de grande  aprendizado. Hoje se tivesse de escolher uma profissão escolheria ser professora novamente. É uma profissão de partilha, o professor ao mesmo tempo que ensina ele aprende", disse. A também professora Elisangela Marques Teixeira Rabelo, com 12 anos de profissão, descreve a atividade "como uma missão, vale muito a pena, me sinto realizada com o trabalho  que faço", descreve.

Regina Nunes e Elisângela Rabelo disseram que se divertiram muito com a peça teatral apresentada. "Sabemos da responsabilidade, da seriedade em sala, mas o professor precisa sorrir mais", afirma  Regina. Ela acrescenta que um momento como este ajuda a recarregar as baterias, retomar o fôlego para concluir o período. "É um momento de reconhecimento, de descontração, a gente volta às atividades mais animada para o trabalho e agradecida pelas homenagens", conclui Elisângela. No período da tarde foram realizadas novas homenagens a outro grupo de professoras e profissionais da educação.

fotos: Gustavo Cezarino