Grande expectativa para a 1ª Destec-HF em Paraíso

06/11/2015

Na próxima quinta-feira, 12 de novembro, a partir das 7h30, acontecerá no Parque da Serrinha em São Sebastião do Paraíso a 1ª Feira de Desenvolvimento Tecnológico em Hortifrúti (Destec-HF) e a expectativa é a melhor possível. Segundo Luiz Moreira, presidente da Associação dos Produtores de Hortifruti (Aprofort), esta feira vai mudar a maneira de enxergar a produção de hortaliças e frutas. A mesma opinião tem o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Edivino Miguel de Souza que convida todas as pessoas envolvidas no agronegócio a visitarem a Feira.

Para João Bosco Minto, da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Paraíso, a expectativa é que a feira traga novas tecnologias e perspectivas na melhoria da qualidade dos produtos e aumento de renda do agricultor familiar. O evento contará com a presença especial da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação, de São Carlos/SP que, além de palestra, apresentará cinco tecnologias de ponta para uso em olericultura. Também  haverá  palestra pesquisador científico José Maria Sigrist, Instituto de Tecnologia de Alimento (Ital) de Campinas, falando sobre alimentos minimamente processados.

Outras empresas parceiras dos setores de irrigação, sementes e insumos, plantio protegido (estufas), equipamentos de processamento mínimo, revendas, embalagens também estarão representadas com estandes, juntamente com o Banco do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e microempresas (Sebrae). Além de local para palestras e apresentação de tecnologias, haverá sorteio de brindes e praça de alimentação.

“Nós da prefeitura, juntamente com as empresas parceiras, estamos trabalhando bastante para que a 1ª Destec-HF atenda as exigências que a produção de hortifrúti demanda hoje em dia, com relação a tecnologia, qualidade de insumos, apoio de revendas e serviços, sempre com o objetivo final de um produto de qualidade e com valor agregado”, comentou Mauro Westin, secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário.

“A Destec-HF será um evento inédito na região, muito dinâmico que, em poucas horas, os produtores, técnicos do setor  e demais interessados terão oportunidade em um único local de encontrar tudo de melhor que se possa oferecer em um feira tecnológica, com um diferencial para os produtores de Paraíso e região, com ganho de informação e tecnologia de ponta, fazendo com que esse conhecimento seja aplicado de forma direta nas propriedades”, finalizou o secretário.