2ª MostraEduca apresenta trabalhos escolares

04/11/2015

Estudantes da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso participam no Teatro Municipal Sebastião Furlan, nos dias 22 e 23 de outubro, da segunda edição da MostraEduca, realizada pela Secretaria Municipal de Educação. O evento possui amostras de trabalhos escolares, apresentações teatrais e musicais envolvendo várias disciplinas. De acordo com Marília de Souza Neves, uma das coordenadoras do movimento, a mostra  tem confirmado o seu sucesso e deverá ser mantida no calendário escolar de 2016.

A MostraEduca é definida como uma das possibilidades das escolas trabalharem e revelarem talentos em vários setores culturais através de ações e projetos educacionais que são desenvolvidos nas escolas e envolvem a participação dos professores nas mais diversas disciplinas. Participam do programa as escolas municipais Roque Scarano, Francisco Daniel (Guardinha), Termópolis, Napoleão Volpe, Ibrantina Amaral (Verona) e Campos do Amaral (centro). "Novamente estamos reunidos pela educação, através deste projeto idealizado pelas nossas assessoras pedagógicas, com alunos do 6º ao 9º ano, que são experiências novas em nosso sistema", destaca a secretária de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta.

Ela descreve que o envolvimento dos alunos e professores na preparação e apresentação destes trabalhos é uma forma deles se integrarem. "São momentos que nos fazem crescer, enfrentar desafios, encontrar conhecimento e tudo isto acrescenta muito na formação destes estudantes", descreve a secretária. Durante as apresentações foram apresentados números musicais, teatrais, recitação de poemas envolvendo questões como a matemática, a literatura, a física, as artes, em várias formas de expressão.

Para o professor Artur dos Santos Gomes, da escola Roque Scarano, a importância do projeto é no sentido de trocar experiências exitosas ocorridas dentro da escola e que fazem a diferença no processo de ensino e aprendizagem dos professores e alunos. "Nós apresentamos uma peça teatral, com uma crítica social, explorando um linguagem que utiliza questões de várias matérias, os alunos assimilaram muito bem este trabalho", conta.

Conforme a professora Ana Carolina Bonacini, da escola Napoleão Volpe, "o projeto permite conhecer e desenvolver o talento dos alunos. "Trabalhamos vários conteúdos em sala de aula e esta mostra nos revela estas gratas surpresas, com projetos de multidisciplinaridade, no trabalho em conjunto e em parceria entre os professores para obter os resultados que estão sendo mostrados, que são muito ricos em conteúdo", define. O estudante Adauton Valvassora, também da escola Napoleão Volpe  disse ter gostado da experiência vivenciada. "É muito bom participar porque a gente acaba aprendendo mais coisas com os outros alunos e também com as apresentações dos colegas que foram bem legais", diz. Ele participou da apresentação de experiências no hall do teatro que foi acompanhado por centenas de participantes da mostra.

De acordo com a Marília Neves, a MostraEduca, em sua segunda edição, é mais um caso de sucesso. "Estamos vivenciando e enaltecendo as práticas bem sucedidas dentro das escolas durante todo o ano e resulta na culminância com êxito daquilo que é trabalho nas mais diversas disciplinas", conta. Ela acrescenta que, considerando os destaques e a satisfação dos professores e alunos, o projeto será mantido para 2016. "Pretendemos continuar realizando este trabalho nas escolas e também a mostra porque os avanços têm sido positivos e contribuído sobremaneira para o ganho de conhecimento e aprendizado dos nossos alunos", conclui.

A secretária Regina Márcia conclui que pelo trabalho das assessoras pedagógicas, Ana Paula de Brito Pelúcio e Marília de Souza Neves, as escolas municipais, que oferecem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, estão bem mais integradas, desenvolvendo um trabalho pedagógico que realmente caracterizam o perfil dos anos finais da rede municipal de ensino.

fotos: Gustavo Cezarino