Exposição de Orquídeas reúne centenas de participantes

04/11/2015

A realização da 17ª Exposição de Orquídeas de São Sebastião do Paraíso ocorrida entre os dias 23 a 25 de outubro, foi considerada um grande sucesso entre expositores e participantes. O evento reuniu centenas de pessoas que, além de visitar o espaço, também puderam adquirir exemplares, insumos e outros produtos ligados ao cultivo da espécie. A presidente da Associação dos Orquidófilos Paraisenses, Arlete Aloise Martins, disse durante a abertura da exposição que "é uma grande alegria reunir os orquidófilos da cidade e uma grande honra receber os visitantes", anunciou.

Durante a solenidade de abertura da exposição, a oradora Maria Lúcia Montans, que já foi fundadora e presidente da associação local, fez uso da palavra quando enalteceu a realização. "Já estamos na nossa 17ª exposição que é um grande motivo de alegria para todos nós. A união que é proporcionada, as plantas que embelezam o nosso universo tudo alegra o nosso coração", declarou. De acordo com a atual presidente da associação, o município recebeu 28 expositores. "Viajamos por diversas cidades, principalmente no Estado de São Paulo, sempre somos muito bem recebidos e agora estamos devolvendo a gentileza recebendo a todos com muito carinho", declara.

Conforme Irene Barreto, secretária da associação, neste tempo todo houve uma grande transformação. "Estou com o pessoal desde a fundação. No início predominavam os homens e nós as mulheres éramos minoria. Hoje a situação se inverteu e são apenas três homens, mas todos trabalhamos em grande harmonia", conta. Em meio a grande agitação para atender a todos que adquiriam cotas da rifa em prol da associação, Irene afirma que os três dias da exposição são muito agitados. "Ficamos aqui o tempo todo, atendemos as pessoas, orientamos, ajudamos, fazemos de um tudo", explica.

Também em meio ao atendimento, o expositor e vendedor Carlos Granado, é integrante do Orquidófilo Bela Vista, um dos mais tradicionais do país, instalado em Assis (SP), declarou que sempre teve ótimas referencias de Paraíso. “Esta é a primeira vez que venho expor aqui, realmente é muito bom, valeu o convite dos amigos, excelente acolhida", cita. Ele destacou que desde o primeiro dia as dependências da exposição esteve cheia o que o deixou bastante animado. "Trabalho muito nos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, na semana passada estava em Belo Horizonte, realmente aqui é um Paraíso", brincou.

Para a secretária Rosângela Simões, a visita à exposição tornou-se uma rotina nos últimos anos. “Eu gosto de ver a beleza das flores, tenho amigas na associação, venho prestigiar e levar uma lembranças”, conta. Já a funcionária pública Juliana Cardoso, afirma que foi a exposição em busca de um exemplar de orquídea para presentear a mãe que aniversaria junto com a cidade em 25 de outubro. “Ela ama flores e aqui vou encontrar algo que vou presenteá-la, está maravilhosa a exposição”, concluiu.

Além de Assis, havia bancadas de cidades como Guaxupé, Carmo do Rio Claro e Poços de Caldos, de Minas Gerais. Já do Estado de São Paulo, os estandes eram de expositores de São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Monte Alto, Batatais, Lins, Matão, Jaboticabal, Araraquara, Valinhos e Américo Brasiliense. Ao todo foi registrada a presença de representantes de 28 cidades na exposição. "Nós só temos a agradecer a participação de cada um, o apoio dos patrocinadores, os apoiadores, a Prefeitura que nos cedeu o ginásio da Praça de Esportes, teremos muitos outros eventos durante o ano, mas já começamos a olhar para o ano que vem quando novamente voltaremos a nos reunir aqui na cidade para este grande encontro dos orquidófilos", concluiu Arlete.

fotos: Gustavo Cezarino