Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Prefeitura de Paraíso realizará Feira de Desenvolvimento Tecnológico

26/10/2015

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), anunciou nesta semana que a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promoverá a 1ª Feira de Desenvolvimento Tecnológico em Hortifruti (Destec-HF), que acontecerá no dia 12 de novembro no Parque da Serrinha.

O secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Westin, disse que o objetivo da Feira será mostrar as mais avançadas tecnologias para produção, colheita e pós colheita, processamento e comercialização de hortifrutis, além de difundir a importância econômica que esta atividade em desenvolvimento em Paraíso pode trazer para toda região.

A 1ª Destec-HF está sendo organizada pela Sedeagro juntamente com a Via Verde Consultoria e Soluções, e contará com a participação da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco do Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e várias empresas das áreas de plantio protegido, embalagens, irrigação, revendas, sementes, fertilizantes e defensivos. Haverá também espaço para palestras, demostração de campo e praça de alimentação.

A Embrapa Instrumentação terá uma participação de destaque na Feira, apresentando tecnologias de interesse para a horticultura, sendo algumas inéditas em estágio de protótipos e outras em fase de produtos e que já se encontram no mercado. A empresa também realizará uma palestra executiva traçando um panorama sobre a Embrapa e as tecnologias que estarão sendo apresentadas.

Os organizadores da Destec-HF estão em contato também com o  Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas (Ital), Escola Superior de Agricultura “Luz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) para analisar a viabilidade dentro do evento de mais uma palestra voltada para comercialização ou produtos minimamente processados.

“O prefeito Rêmolo Aloise aprovou o projeto da Feira de Tecnologia assim que lhe foi apresentado, dizendo que acredita que este tipo de evento vai consolidar ainda mais a nova atividade econômica criada em nossa cidade, que é muito importante para geração de empregos e aumento de renda do setor, com a produção de alimentos de qualidade que vão direto para a mesa do consumidor”, afirmou o secretário Mauro Westin.



Empresas que participarão da 1ª Destec–HF
reúnem-se em Paraíso

Aconteceu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso na última  terça-feira, 20, mais uma reunião com representantes das empresas que participarão da 1ª Feira de Desenvolvimento Tecnológico em Hortifrutis (Destec-HF). Eles trataram sobre os preparativos e expectativas para o evento que acontecerá no dia 12 de novembro no Parque da Serrinha. "Este é mais um encontro com as empresas parceiras que nos ajudarão a organizar este evento que tem por objetivo mostrar o que há de mais moderno no setor e queremos contar com os produtores de Paraíso e região", anuncia o secretário Mauro Westin.

O encontro realizado na Sedeagro teve a presença de representantes de empresas como a Via Verde Consultoria, Bayer, Casa da Semente, Sebrae/MG, Top Seed, Syngenta, entre outras. "Será um evento bastante técnico, com o objetivo de mostrar as mais novas avançadas tecnologias para produção, cultivo protegido (estufas) colheita, pós-colheita, processamento e comercialização de hortifrútis, além de difundir a importância econômica que essa atividade em desenvolvimento em Paraíso pode trazer para toda a região", afirma Mauro.

A iniciativa visa também fortalecer a maneira como as pessoas olham esta atividade de HF. Segundo o secretário há a necessidade de sempre evoluir dentro da atividade, procurando agregar mais valor ao seu produto. "O projeto desenvolvido pelo  prefeito Reminho em nossa cidade, já é uma atividade econômica instalada, que gera emprego e renda, além de melhorar o padrão de vida, não só dos produtores mas  também com benefícios para  população urbana", ressalta.

Um dos destaques da Destec-HF será a presença da Embrapa Instrumentação de São Carlos (SP). "O nosso projeto foi considerado muito importante, porque eles acreditam que política pública tem que ser desenvolvida da base para o topo. "A Embrapa terá uma participação muito especial com uma palestra e apresentação de cinco novas tecnologias, sendo três inéditas e duas já no mercado todas voltadas para horticultura. "É um fato inédito, é motivo de orgulho para a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso ter a participação da Embrapa em nossa cidade", diz Mauro Westin. Ele também ressalta a participação do do Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas (Ital), onde o pesquisador científico José Maria Sigrist fará uma palestra muito importante sobre produtos minimamente processados.

Para o diretor da Via Verde Consultoria, Henry Pimenta, a expectativa é mostrar o setor de hortifrutis para toda a região de Paraíso, que há vários produtores e também compradores com interesse em adquirir os produtos, sejam no atacado, nos supermercados e feiras livre da cidade. "Também existem os fornecedores de equipamentos, defensivos, com objetivo de unir todos na mesma feira e fazer negócios, mostrando este segmento produtivo para toda a região", diz. Ele aponta que o setor está crescendo rapidamente na cidade e  já existe um grupo trabalhando com a empresa e recebendo consultoria para as suas necessidades. "Havia inicialmente uma dificuldade em relação a assistência técnica e temos apoiado os produtores que estão evoluindo, com a busca de informações e esta possibilidade de crescimento agora será ofertada aos demais interessados de toda a região", explica.

Gustavo Pincerato Figueiredo é representante da Casa das Sementes de Franca (SP) e ressalta que a realização da feira é um projeto pioneiro na região. "A intenção não é somente a parte comercial e sim incentivarmos os agricultores na sua atividade, através da mostra de tecnologias, novidades de mercado, por isso esperamos um bom público e contamos com a colaboração de todos", diz. Ele cita que há cinco anos o setor vem experimentando um crescimento significativo com a abertura de várias portas para a comercialização. "Por isso a necessidade de produzir mais e melhor, temos um ciclo que só tem a crescer em um mercado em desenvolvimento e que vai evoluir mais ainda, por isso todos estão convidados a participar", destaca.

Conforme Elcília Paulinelli de Oliveira, consultora do Sebrae/MG, participar do projeto vem de encontra com a ideia de valorizar esta nova oportunidade de realizar um trabalho em parceria com a Prefeitura. "É um programa modelo, exemplo para a região com a expectativa de que tudo que está sendo desenvolvido aqui possa ser  realizado em outros lugares também. Somos parceiros em diversos empreendimentos e com o HF não é diferente", aponta. Ela cita que os produtores rurais estão com o apoio do Sebrae e confirma o crescimento do setor. "Mesmo em momentos de dificuldades, existem oportunidades para novas descobertas, para o crescimento e desenvolvimento em um ramo de negócio novo que as pessoas podem ter, ainda mais podendo trabalhar com a mão de obra familiar, isso é valorizar as pessoas, porque são eles quem fazem a diferença para nós", acrescenta.