Expresso da Vida atende mulheres na zona rural

19/10/2015

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, trouxe ao município, no período de 5 a 9 de outubro, o caminhão Expresso da Vida. Essa é a segunda vez que o veículo, com equipamentos voltados para a realização de exames de mamografia, vem à cidade para atender às mulheres da zona rural.

Assim como em 2014, esse ano a equipe de profissionais do setor de Saúde da Mulher, acompanhadas por profissional médico e guardas municipais, percorreram as principais associações de bairros rurais, no Projeto Saúde na Zona Rural, com intuito de orientar e agendar exames de mamografia e papanicolau para as moradoras dessas localidades. O público-alvo foram mulheres acima de 40 anos ou aquelas com idade inferior que apresentaram casos de câncer de mama na família.

Para a secretária municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, a vinda do caminhão Expresso da Vida dentro da programação de comemoração ao Outubro Rosa, vem reforçar a ideia que o município defende que a prevenção é sempre a melhor opção: “O município hoje não apresenta dificuldades para agendar os exames de mamografia e papanicolau para as moradoras da zona urbana, por isso a preocupação com quem reside na zona rural. Nossas USFs sempre realizam mutirão de papanicolau, até em horários noturnos para atender as mulheres que trabalham em horário comercial e a mamografia que é realizada no município, também é agendada rapidamente. Sabemos que tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero, quando descobertos no início, apresentam grandes chances de cura, por isso investimos na orientação e realização desses exames”, destaca.

A moradora da comunidade do Morro Vermelho, Dileusa Marcelino de Souza, disse que é a segunda vez que realiza o exame de mamografia na carreta do Expresso da Vida e novamente elogiou a organização. “Nos buscaram lá na roça por volta de meio dia e meia e já fiz meu exame. Eu estou muito satisfeita, pois foi tudo rápido e bem organizado. Ainda assisti palestra sobre escorpião e barbeiro com o José Brás e o José Aparecido (equipe de Vigilância Epidemiológica) que esclareceram muitas dúvidas”. Já a outra moradora do Morro Vermelho, Silmara de Cássia Martins Carvalho, de apenas 31 anos, também estava na fila aguardando sua vez para realizar a mamografia. Silmara explicou que sua mãe faleceu em 2014, vítima de câncer de mama e por isso, ela e suas irmãs foram orientadas pelo médico a realizar a mamografia todos os anos. “Acho muito boa essa oportunidade de realizar a mamografia aqui, pois só assim podemos evitar mortes por essa doença”. Silmara aproveitou para sugerir que haja mais palestras e orientações em relação ao câncer de mama e de colo de útero, seja nas escolas, na zona rural e nas empresas. “Só depois que minha mãe ficou doente é que fiquei conhecendo vários detalhes dessa doença. Quanto mais orientações tivermos, melhor”.

O setor de Saúde da Mulher informou que das 160 mamografias agendadas para as moradoras da zona rural, apenas 93 foram realizadas com essa finalidade. Para não deixar o equipamento e os funcionários parados, as moradoras da zona urbana que estiveram presentes e procuraram o serviço, foram encaixadas nas vagas disponíveis, o que contabilizou 51 exames. “Infelizmente ainda restaram 16 vagas, que não foram preenchidas. Quanto ao papanicolau um total de 41 exames foram realizados no local”, disse Dulcinéa. A secretária de Saúde ainda relatou que esse evento é um diferencial para as mulheres da zona rural, que muitas vezes enfrentam dificuldades pela distância até a cidade e acabam postergando a vinda ao médico e a realização dos exames. “Por isso foi montada uma estrutura acolhedora que propiciasse diversas orientações de saúde, juntamente com um delicioso café e também corte de cabelo e maquiagem, para as interessadas”, explicou.

O próximo evento em comemoração ao Outubro Rosa será a uma caminhada, em parceria com integrantes do programa Vida Ativa. A atividade será realizada na sexta-feira, 23 de outubro, a partir das 7h30, com saída da Arena Olímpica e destino à Praça da Matriz, no centro da cidade. Toda a população está convidada.